Gruas espanholas dominam os céus de Bangkoc

Da Redação 12.08.2015 –

Dois equipamentos estão sendo usados na construção do MahaNakhon, maior arranha-céu da Tailândia, que terá 340 metros de altura.

Construção no núcleo da estrutura da torre MahaNakhon pela grua 21LC290 18t (foto: divulgação).
Construção no núcleo da estrutura da torre MahaNakhon pela grua 21LC290 18t (foto: divulgação).

Fabricadas pela espanhola Linden Comansa, duas gruas participam da obra que é considerada o maior prédio tailandês. Quando finalizado, o edifício de 340 metros de altura terá 77 andares e um complexo envolvendo hotel, área de compras e apartamentos de alto padrão. Se os construtores cumprirem o cronograma, a torre será entregue no ano que vem. Dominantes na construção, as duas gruas pertencem à Bouygues-Thai, empresa contratada pela dona do empreendimento – a PACE Development Corporation – para a execução do projeto.

O primeiro equipamento instalado é o LCL310 24t, com lança treliçada, e está ativado na base da torre desde 2012. A grua apresenta uma capacidade de carga máxima de 24 toneladas e altura máxima de 44 metros. A principal tarefa da primeira grua foi a construção do MahaNakhon Cube, um centro de compras de alto padrão, distribuído em sete andares. Agora, a missão da máquina é transportar os materiais de construção até os primeiros andares da torre.

A segunda grua, modelo 21LC290, de 18 toneladas, foi posicionada no alto da torre. Com lança de 40 metros, o equipamento foi inicialmente instalado em ângulos fixos, permitindo uma altura máxima de 60,7 metros. Com o avanço vertical do prédio, o equipamento também foi sendo movimentado por meio do sistema de escaladores internos da Linden Comansa, mas sempre afixado à estrutura da construção. Nesse processo, o 21LC290 necessita de apenas 11 secções de mastro, número bem menor em comparação com as 60 secções de mastro de uma grua externa que poderia ser usada na construção do MahaNakhon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *