HDD é usado com sucesso em rede de baixa declividade

Da Redação – 17.03.2015

ditch witchEm publicação do informativo da Associação Brasileira de Tecnologia Não-Destrutiva (Abratt), uma obra de rede coletora de esgoto, com 1,5 mil metros de extensão, mostrou que a perfuração direcional (ou High Directional Drilling – HDD) pode ser eficiente na instalação de redes com baixa declividade. O caso vem de São Paulo, do Bairro Pedreira, que faz divisa com Diadema. E o resultado foi animador, segundo Liberal Ramos Junior, diretor da Silcon Drilling, empresa que realizou o trabalho.

Segundo ele, o HDD foi usado para instalar dutos de PEAD de 630 milímetros de diâmetro obedecendo a declividade em projeto de 0,5%. “Normalmente se trabalha a partir de 1%, mas a experiência da equipe, aparelhos de última geração e a estratégia implementada levaram ao sucesso na execução dessa obra”.

A obra em questão é parte do Lote I do Programa de Saneamento, Proteção Ambiental e Recuperação da Qualidade das Águas em Áreas Degradadas de Manancial Hídrico das Bacias de Guarapiranga e Billings, sob responsabilidade do Consórcio Vila Nova Construcap.

MND concilia obra e população
A rede coletora instalada com o HDD levou seis meses para ser construída e será interligada à uma outra rede, até chegar a uma estação de tratamento de esgoto. Devido à profundidade do coletor – de 6 a 10 metros – e também à sua localidade – numa área bastante degradada e de concentração populacional – era impossível abrir valas. Por isso optou-se pelo MND.

Além disso, o bairro possui ruas estreitas, grande quantidade de residências e movimento de pessoas. Outro agravante era o solo mole, que não permitia escavações. “Em média, a cada 50 metros, abriu-se um poço vertical com 3 ou 4 metros de diâmetro, sendo esses, o início e término de cada lance de tubulação instalada. Depois, eles se transformaram em poços de visitas. Ao todo, foram abertos cerca de 30 poços”, informa Liberal.

A Silcon Drilling utilizou equipamento da marca americana DitchWitch – JT 4020, de 40 mil libras de força, com sistema de rastreamento avançado. Ele permitiu aos especialistas fazer leituras precisas, com pequenas escalas da declividade.