Hidrovia Paraguai-Paraná poderá ter maior eclusa do mundo

Da Redação – 26.03.2018 –

Projeto está sendo atualizado e foi apresentado na semana passada em Brasília

O Fórum Mundial da Água trouxe algumas discussões paralelas e uma delas envolveu a Hidrovia Paraguai-Paraná, que hoje movimenta 20 milhões de toneladas/ano de carga. O potencial do corredor aquático é muito maior, visto que a Mississipi-Missouri, nos Estados Unidos e de porte similar, movimenta 25 vezes mais do que isso. Para avançar, o projeto sul-americano precisa criar um sistema de eclusas para a transposição da barragem de Itaipu, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai.

O empreendimento, aliás, foi previsto em 1966, antes da construção da usina Binacional de Itaipu. Atualizado ao longo dos anos, o projeto recebeu uma impulso em 2017, quando a empresa resolveu atualizar os estudos em função do aumento de cargas transportadas na última década. Segundo o diretor da usina, Newton Luiz Kaminski, o projeto deverá adotar o modelo reduzido da barragem (localizado no Paraguai) para os estudos de hidráulica.

Eclusas resolveriam desnível de 120 metros 

Eclusas foram previstas em 1966, antes da obra da usina hidrelétrica de Itaipu

As análises incluem ainda estudos de segurança náutica e de desenho, buscando aproveitar a topografia para otimizar custos. Essa análise está a cargo da Witteveen-Bos. As projeções iniciais indicam que a margem direita (a paraguaia) seria a mais indicada para abrigar o sistema de eclusas. Após os estudos, a usina deve estimar os custos e o modelo de financiamento da obra. Com um desnível de 120 metros, a construção – se avaçar – será o maior sistema de eclusas do mundo.

“A hidrovia Paraguai-Paraná é uma grande oportunidade de desenvolvimento para cinco países: Paraguai, Brasil, Uruguai, Argentina e Bolívia. Com um investimento relativamente pequeno, é possível proporcionar um ganho de competitividade para esses países em nível mundial, mas precisa ser um investimento coordenado”, afirmou o ministro de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Ramón Jimenez Gaona Arellano, acrescentando que o modal tem grande importância no país: o Paraguai é dono da terceira maior frota de barcaças do mundo.

Só pra efeito de comparação, uma das principais vantagens do modal hidroviário está na economia: um comboio de 20 barcaças pode transportar 30 mil toneladas com um consumo de combustível de 5 litros/tonelada/km. Para transportar a mesma carga, seriam necessários 400 vagões, com um consumo de 85 litros/tonelada/km ou 1.200 caminhões a 218 litros/toneladas/km.