Hines conclui outlet center em Taubaté (SP)

Da Redação – 12/07/2017 –

Após um longo período de expansão do setor de shoppings, seguido pela sua estagnação, o empreendimento da Hines marca a retomada de novos projetos na área.

O Vale do Paraíba, região do interior paulista e fluminense que figura como uma das mais ricas do país, com 39 municípios e um PIB (produto interno bruto) de 65 bilhões de reais, ganhará um novo centro de compras ainda este ano. Trata-se do Fashion Vale Outlet, que a Hines Brasil Empreendimentos planeja inaugurar no segundo semestre, no quilômetro 107 da rodovia Presidente Dutra, em Taubaté (SP).

Contando com 21 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), sendo 11 mil metros quadrados distribuídos entre uma loja âncora, 40 lojas e uma praça de alimentação com sete restaurantes, este outlet center terá estacionamento para mais de mil veículos. Os outros 10 mil metros quadrados de ABL correspondem à segunda âncora do empreendimento, uma loja Leroy Merlin que já entrou em operação este ano. A expectativa dos investidores é que o empreendimento atraia cerca de 100 mil visitantes por mês.

O projeto marca uma possível retomada no setor de shoppings, que passou por um longo período de expansão no país, com a construção de inúmeros empreendimentos, seguido por uma estagnação que se agravou com a crise econômica. O fato de o empreendimento pertencer à Hines também aponta para essa perspectiva, uma vez que a multinacional do mercado imobiliário opera centros de compras em Dalas, nos Estados Unidos, bem como o maior shopping da Catalunha, na Espanha, e o primeiro outlet com marcas internacionais da Rússia, entre outros empreendimentos.

No Brasil, entretanto, a empresa controla apenas o shopping D&D (voltado para decoração), em São Paulo, e seus principais projetos se concentram na área de incorporação e construção de edifícios corporativos, centros logísticos e condomínios residenciais. Segundo Antonio Ferreira, presidente da Hines no país, há uma demanda por outlets, que são concebidos para ter uma economia na construção e operação, de forma que os lojistas possam refletir esse ganho na comercialização de seus produtos, com descontos a partir de 30% do preço normal.

“Se aplicarmos a proporção existente no mercado norte-americano, o Brasil deveria ter 100 outlets diante da quantidade de shoppings em operação no país, mas eles não chegam a dez, o que demonstra o potencial de desenvolvimento desse mercado”, afirma Ferreira. Como prova da atratividade do projeto, ele destaca que, em um mês de comercialização dos espaços, o Fashion Vale já conta com dez marcas comprometidas em instalar lojas no local.

Para fazer valer o seu conceito de outlet center, as lojas têm um potencial construtivo adicional de 50% da área, com a instalação de mezaninos, cujo projeto já está aprovado pela prefeitura. A medição de água e energia é individualizada e o empreendimento conta ainda com recursos sustentáveis, como iluminação com LED nas áreas de circulação e estacionamento, além do reúso de água pluvial para irrigação de seus 5 mil metros quadrados de jardins. O resultado, segundo Ferreira, é uma economia nas taxas de condomínio para os lojistas.