Huawei avança nos testes de redes 5G

Da Redação – 20.07.2016 – 

Fabricante chinesa anuncia acordo com Telefônica, ao mesmo tempo em que finaliza testes na China, em colaboração com grandes operadoras locais.

A Huawei avança nos testes de redes 5G, de olho na implementação comercial prevista para acontecer em 2020. Nessa semana, a empresa oficializou um acordo de inovação com a Telefônica para o desenvolvimento da infraestrutura de quinta geração. Alguns dias antes, a companhia chinesa já havia anunciado o fim da primeira etapa de testes na China, incluindo um grupo de grandes operadoras locais.

De acordo com a fabricante, o foco das operadoras está concentrado em aumentar a cobertura e a capacidade da rede, reduzir o custo de sua operação e simplificar a manutenção, economizando energia e melhorando a eficiência e a flexibilidade. A empresa já teria uma experiência de seis anos em pesquisas e testes de campo de 5G, incluindo a criação de um ecossistema de parceiros envolvidos no processo.

Enquanto as avaliações conjuntas com a Telefônica não se iniciam, a Huawei fecha o primeiro ciclo de testes na China. O processo começou nesse ano e será finalizado em 2019 e inclui um grupo de operadoras locais, do qual fazem parte a CAICT, China Mobile, China Unicom e China Telecom. O cronograma de testes visa a implementação comercial do 5G a partir de 2020 e, entre seus objetivos, estão a avaliação de como atingir a melhor eficiência espectral e maciças  capacidades de links.

De acordo com Huawei, os esforços estão focados na nova tecnologia de rádio (NR), que inclui full-duplex e tecnologias MIMO, tecnologias habilitadoras para atingir uma experiência superior para o usuário final com os serviços como 4K, 8K, realidade virtual e realidade aumentada. Já a segunda fase do teste 5G tem como meta a análise de cenários de ampla cobertura, alta capacidade para hotspot e conexões massivas com alta confiabilidade e baixa latência, com consumo de energia reduzido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *