Huawei mira em internet das coisas e reforça pacote de soluções para operadoras de telecomunicações

Da Redação – 15.04.2016 – 

Anúncio foi feito nesta semana, na China. Fabricante realiza evento mundial chamado Huawei Global Analyst Summit 2016.

O mundo das internet das coisas (IoT) não sai da pauta dos fabricantes de soluções para telecomunicações. É o caso da chinesa Huawei, que reforçou suas tecnologias para essa área, prevendo que nos próximos dez anos o número de conexões físicas saltará para 100 bilhões. Hoje, há cerca de um décimo desse total. Quando consideradas as conexões virtuais, o volume é ainda mais impressionante: 1 trilhão em 2025 ou 100 vezes o total existente.

O que isso significa? Simples: a conexão direta entre dispositivos, desde equipamentos domésticos até os instrumentos existentes numa escavadeira, por exemplo, será predominante. Para acompanhar a corrida, as operadoras de telecomunicações precisam alinhar-se com o mercado, na avalição da Huawei. E a empresa chinesa acredita que pode fazer isso por meio de cinco soluções.

A primeira delas é a Narrowband IoT (NB-IoT), a qual permite que as operadoras criem redes celulares que funcionam em qualquer lugar para conectar um imenso número de coisas. Na avaliação da empresa, a tecnologia criará novas oportunidades de negócios em áreas como medição inteligente, estacionamento inteligente, rastreamento logístico e cidades inteligentes. Em 2015, a Huawei trabalhou com diversas operadoras para verificar soluções técnicas NB-IoT. A implantação comercial deverá começar no terceiro trimestre de 2016.

Já a Agile IoT Gateway da Huawei é um gateway que suporta a inteligência IoT para a Internet Industrial. O equipamento tem um design industrial, interfaces e protocolos IoT, além de funções de computação e armazenamento. É amplamente usado em iluminação inteligente e medidores inteligentes.

A terceira solução é a plataforma de Gestão de Conexão IoT baseada na nuvem da Huawei: possibilita a rápida integração multiterminal e a inovação de apps específicos para a indústria. Esta plataforma conta com gerenciamento de dados, gerenciamento de conexão, gerenciamento operacional, segurança e APIs abertos.

O Huawei LiteOS é o quarto pilar, sendo um sistema operacional IoT leve e de código aberto, o qual permite que os desenvolvedores criem dispositivos IoT de uma maneira inteligente. O Huawei LiteOS suporta código aberto e oferece aplicativos unificados e abertos para ajudar os parceiros a desenvolverem rapidamente produtos IoT para a casa inteligente, Internet dos veículos (IoV) e indústrias de manufatura.

A Smart Home Gateway fecha o circuito. Trata-se de um produto-chave que as operadoras podem usar para mudar seus negócios da banda larga residencial tradicional para serviços domésticos inteligentes, como saúde domiciliar, entretenimento doméstico, segurança doméstica e automação domiciliar. Com esta solução, as operadoras verão uma maior receita média por usuários (ARPU, na sigla em inglês).