Luz solar e hidrogênio podem ser nova fonte de energia no futuro

Da Redação (com informações da Universidade de Purdue) – 13.01.2015 –

Fornitura-di-energia-da-fonti-rinnovabili-300x199Pesquisadores da universidade de Perdue, em Indiana, nos Estados Unidos, trabalham na junção de dois mundos para criar uma nova fonte de energia chamada por eles de Hydricity. Isso mesmo, trata-se da combinação de energia solar – por meio de painéis, como estamos habituados a ver – com o aquecimento usando o hidrogênio como combustível.

O conceito do Hydricity é usar concentração de raios solares para produzir altas temperaturas para qualquer tipo de aquecimento de água ou outras gerações de energia e também para abastecer turbinas e reatores de produção de hidrogênio. O gás produzido vai sendo estocado, para ser usado durante a noite ou outros dias de pouco Sol, garantindo a geração de energia ininterrupta e com baixa emissão de poluentes.

“Tradicionalmente, produção de eletricidade e de hidrogênio são estudadas isoladamente. O que nós fizemos foi integrar esses processos para desenvolvê-las conjuntamente”, diz Rakesh Agrawal, um dos pesquisadores do projeto na Universiidade de Purdue.

A tecnologia ainda está em fase de simulação e a equipe de pesquisadores trabalham para fazer testes reais como próximo passo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *