IBP é a favor do marco legal do transporte ferroviário

Redação – 22.09.2021 – Instituto diz que ferrovias são essenciais para o setor de Óleo & Gás e que medida pode dar mais eficiência para a cadeia logística 

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) divulgou uma nota na qual se mostra favorável à simplificação do processo para aquisição ou construção de novas ferrovias no País. O posicionamento surgiu à luz de projetos de lei que implementam um marco legal do transporte ferroviário, como o PLS 261/18 e a MP 1065/21, em tramitação no Congresso, que o instituto acredita que dará mais celeridade a novos projetos e estimulará investimentos. 

O IBP diz entender que a expansão da infraestrutura logística é uma condição fundamental para o crescimento da economia brasileira, para a movimentação eficiente de produtos dos diversos setores produtivos e o transporte de passageiros. “Toda medida que possa contribuir para a maior eficiência e o menor custo do abastecimento nacional deve ser incentivada e desenvolvida”, diz a nota. 

Para o instituto, o marco legal do transporte ferroviário é uma pauta urgente inclusive para o segmento de combustíveis. O setor considera fundamental o desenvolvimento do sistema logístico multimodal e de alto volume para incrementar a competição após os desinvestimentos em refino. “O reequilíbrio da matriz de transporte com a ampliação do modal ferroviário é parte importante deste arranjo logístico”, considera o IBP. 

Segundo estudo encomendado pelo IBP, a estimativa de investimentos para movimentação de combustíveis líquidos em ferrovias no Brasil até 2030 é da ordem de R$ 4 bilhões. O modal é uma alternativa eficiente e complementar ao modal rodoviário para distribuição desses produtos.