Infraestrutura atual permite realizar Copa sem problemas, diz ministro

Da Redação – 1 de abril de 2014

O Brasil possui infraestrutura turística necessária para a realização da Copa do Mundo da Fifa sem problemas, mesmo com atrasos em obras de estádios e aeroportos, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages, que tomou posse no dia 17 de março.

“Em termos de mobilidade, existem algumas finalizações de obras a serem feitas, mas a infraestrutura atual já permite fazer funcionar perfeitamente bem a Copa do Mundo”, afirmou durante o Fórum Panrotas 2014, evento de debates sobre setor de turismo realizado em São Paulo.

Lages observou que o setor aeroviário lida com uma média de 200 milhões de desembarques aéreos domésticos por ano e que o país já enfrenta um aumento da demanda nos aeroportos sem grandes problemas. “Estamos mais bem preparados do que estávamos no passado. Vamos ter um pouco mais de gente, mas estamos preparados”, sustentou.

Em relação ao atraso no aeroporto de Confins na região metropolitana de Belo Horizonte, Lages disse que as obras, mesmo se ficarem inacabadas até a Copa, não vão atrapalhar a logística local.

Quanto à preocupação do setor turístico com um possível aumento das manifestações durante o período da Copa, o ministro notou que o governo não vê grandes riscos. “As manifestações são expressões legítimas da democracia. Esse assunto é avaliado e vamos tomar as medidas cabíveis para que tudo ocorra dentro da normalidade”, afirmou.

A 71 dias da Copa, o ministro afirmou que seu compromisso para os próximos três meses é garantir o cumprimento da agenda para a boa realização do evento desportivo.

(Cibelle Bouças | Valor)