Integração aumenta movimento de passageiros em 70% no metrô em Salvador

Da Redação – 03.08.2016 – 

Giro de Obras: quase 40% dos 39 mil usuários dos trens também usam linhas da capital ou de cidades vizinhas interligadas.

O metrô de Salvador ganhou um impulso com a integração entre a infraestrutura da Companhia de Trens da Bahia (CTB) com as linhas urbanas e metropolitanas que servem a capital e as cidades do seu entorno. Hoje, a integração já beneficiaria mais de 300 mil usuários por mês, segundo a CTB. O processo começou em janeiro desse ano e teria incrementado em 70% o número de passageiros que adota o transporte dos trens metropolitanos. Diariamente, cerca de 15 mil usam o sistema de forma integrada .

A interligação envolve 150 linhas urbanas que fazem a conexão com quatro estações do metrô em Salvador (Retiro, Acesso Norte, Lapa e Pirajá). Outras 19 linhas metropolitanas fecham o sistema atual, ligando a capital à sete cidades vizinhas, inclusive Camaçari. No caso metropolitano, a integração acontece com todas integradas com a estação Retiro. A integração abrange todas as linhas de ônibus da Região Metropolitana que chegam a Salvador via BR-324, com destino à Lapa, e ainda linhas cujo destino final é o Terminal da França ou Pituba.

“Desde o início do projeto do metrô, ele foi pensado como um transporte estruturante para a Região Metropolitana de Salvador, especialmente para a capital, o que significa que o metrô faz parte de uma rede”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Carlos Martins. De acordo com ele, o governo assumiu a gestão do metrô como uma rede que necessita de integração. Para a integração dentro de Salvador, o tempo de validade do cartão de viagem é de duas horas, com extensão para três no tráfego metropolitano.