Internet das Coisas cresce a mais de 20% na Colômbia

Da 5G Americas – 04.10.2018 –

As Comunicações móveis na Colômbia já alcançam uma penetração de 126,1% em termos de conexões humanas. Não obstante, as tecnologias sem fio têm muito ainda para oferecer e desenvolver quanto a Internet das Coisas.

Ao final do primeiro trimestre de 2018, a Colômbia contava com 62,8 milhões de acessos móveis, sobre um total de 49,8 milhões de habitantes, de acordo com informação do Ministério de Tenologias da Informação e das Comunicações (MinTIC) da Colômbia. Estes dados marcam uma penetração do serviço de comunicação móvel de 126,1% sobre o total da população colombiana, como mostra infográfico da 5G Americas.

As conexões móveis oferecem, além disso, o principal meio de conectividade à internet no país, destacando neste campo a tecnologia 4G. Com 7,1 milhões de conexões de internet móvel por assinatura, a 4G LTE mais que duplica nesta fileira a 3G, que oferece acesso a 2,9 milhões de assinaturas. Estas cifras consideram unicamente os acessos à Internet móvel por assinatura, não considerando por exemplo os acessos pré-pagos.

IoT cresce a mais de 20% no país sul-americano

“Com uma penetração de conexões humanas bem acima de cem por cento, o crescimento das comunicações móveis nas mãos de novas tecnologias se concentrará cada vez mais na Internet das Coisas (IoT), dando lugar a novas aplicações e casos de uso que afetarão diretamente a economia e o bem-estar das pessoas “, explicou José Otero, diretor da 5G Americas para a América Latina e o Caribe.

“No caso específico da Colômbia, as projeções da consultoria Frost & Sullivan previam um crescimento anual composto de mais de 20% em vários mercados verticais para IoT, incluindo Transporte e Mobilidade, Indústria Inteligente, Energia e Serviços, Cidades Inteligentes, Agricultura, e Saúde, destacando os três últimos com uma taxa de 26% “, acrescentou.

Otero também comentou que “para continuar a desenvolver as comunicações móveis e desenvolver a 5G, será essencial construir um backhaul robusto, já que sem a fibra óptica a expansão dessa tecnologia será desacelerada. De forma semelhante, é necessário prever a entrega de espectro de rádio para o desenvolvimento positivo desta tecnologia “.