Investimento privado em concessões federais sobe e chega a R$ 9,2 bilhões em 2020

Crédito: Agência Brasil -EBC

Redação – 01.07.2021 – Dados são da 5ª edição do Anuário Estatístico de Transportes, elaborado pelo MInfra e pela Empresa de Planejamento e Logística

O investimento privado nas concessões federais de infraestrutura atingiu a marca de R$ 9,2 bilhões em 2020, um aumento de 11,2% em relação ao ano de 2019. O número é um dos destaques da 5ª edição do Anuário Estatístico de Transportes, publicação do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e desenvolvida em parceria com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

Dividido em oito capítulos, o anuário traz os índices econômicos e dados das principais cadeias produtivas do país, além dos quantitativos de infraestrutura de todos os modos e investimentos públicos e privados no setor de transporte, movimentação de cargas e de passageiros, acidentes de tráfego e meio ambiente.

Este ano, o documento também traz uma série de painéis analíticos que foram elaborados pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL). A ferramenta possibilita a apresentação das informações de forma interativa e o comportamento dos diversos modos de transporte ao longo dos anos pode ser acompanhado a partir de gráficos comparativos, mapas e tabelas disponíveis no material.

O material mostra ainda o impacto da pandemia de covid-19 na movimentação de passageiros nos últimos anos, assim como na década de 2010 a 2020. Os dados ampliam o conhecimento das atividades do setor de transporte pela sociedade e permite a realização de pesquisas, estudos e análises mais abrangentes.

O objetivo é que o anuário possa embasar instituições públicas e privadas na formulação de políticas públicas, na tomada de decisão, no planejamento de transportes e na avaliação de cenários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *