A JCB chegou à marca de 1 milhão de retroescavadeiras. Projetada inicialmente para a reconstrução pós-guerra, como uma máquina que poderia realizar uma série de tarefas no canteiro de obras, o conceito começou como um trator agrícola com um Major Loader instalado na frente e um braço de escavadeira na traseira. Em 1953, Joseph Cyril Bamford projetou e lançou o Mk 1, o primeiro modelo de retroescavadeira que se tem notícia.
Esse modelo inicial foi reforçado e o desempenho melhorado, com o lançamento do Hydra-Digga em 1956 e do JCB 4, mais potente, em 1960. A demanda por um modelo menor e mais manobrável logo levaria à JCB 3, uma retroescavadeira para o construtor de casas, ao invés do engenheiro civil, e um modelo que lançaria empresas de aluguel de equipamentos em todo o mundo, segundo a fabricante.
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JCB Hydra-Digga, máquina capaz de escavar rochas criada em 1957 (foto: divulgação JCB).
Nas sete décadas seguintes, a JCB continuou a desenvolver e evoluir o conceito, acrescentando braços de carregadeira mais longos, um “deslocamento lateral” horizontal para o braço da escavação, a caçamba seis por um e até mesmo um compartimento para bebidas quentes para o operador. Motores turboalimentados, transmissões powershift, tração em todas as rodas, braço de escavação extensível e sistema hidráulico auxiliar transformaram a humilde retroescavadeira em uma das máquinas mais versáteis, produtivas e confiáveis.
Retroescavadeiras já mostravam potencial logo nos primeiros dias, diz JCB
Desde os primeiros dias, a JCB percebeu os benefícios e o potencial da integração vertical, projetando e desenvolvendo seus próprios componentes especificamente para a retroescavadeira e suas outras linhas de equipamentos. Transmissões, eixos, cilindros hidráulicos e cabines foram incorporados ao equipamentos.
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A primeira retroescavadeira criada no mundo (foto: reprodução Facebook/JCB).
Por mais de 70 anos, a JCB continuou a desenvolver e aperfeiçoar a retroescavadeira, um equipamento que alcançou sucesso de vendas e se tornou referência pela praticidade. A retroescavadeira JCB pode carregar 20 toneladas de material em menos de cinco minutos, consumindo 10% menos combustível do que uma escavadeira de 13 toneladas.
Ela também consegue movimentar o material pelo local 25% mais rápido do que uma escavadeira de 8 toneladas e um dumper de 9 toneladas, além de usar 50% menos combustível. Ela é capaz de nivelar o material três vezes mais rápido do que uma escavadeira de 13 toneladas, usando 25% menos combustível. Além disso, a retroescavadeira pode se locomover sozinha até o local da obra, sem a necessidade de transporte adicional.
Como alternativa, os clientes podem remover a caçamba e a pá e operar a retroescavadeira com uma série de outros acessórios, desde vassouras até plainas, rompedores hidráulicos e compactação, garfos paletes e brocas.
Atualmente, a JCB está trabalhando em um motor a hidrogênio para garantir um equipamento que não emita gases de efeito estufa.