JCB tem novo presidente no Brasil

Da Redação – 14.05.2015 –

O antecessor, o espanhol Carlos Hernández, foi transferido para a Inglaterra, de onde vai conduzir as operações de vendas para Europa e Rússia 

Gonçalves JCBJosé Luis Gonçalves tem mais de 20 anos de experiência na área técnica e comercial de empresas globais como Denso, Electrolux e Grupo Volvo. Antes de ingressar na JCB, foi presidente para a América Latina na FPT Industrial e tem passagens por operações em toda a América Latina, assim como na Suécia e nos Estados Unidos.

Na JCB, tem como meta apoiar o crescimento com base no relacionamento com distribuidores e em investimentos nos programas de localização de produtos, assim como a expansão das exportações para outros mercados além do Mercosul. “O Brasil é um mercado de grande relevância para a JCB. Prova disso foi o investimento de R$ 350 milhões na nova fábrica, inaugurada em 2012, e com capacidade produtiva de 10 mil máquinas por ano”, diz.

O executivo sustenta sua aposta de expansão da empresa no mercado a partir da alta demanda por infraestrutura que o país apresenta. Segundo dados de 2014 do International Institute for Management Development (IMD), o Brasil perdeu competitividade no mercado por diversos motivos, inclusive por falta de investimento em infraestrutura, se colocando na 58º posição em infraestrutura básica em um ranking de 60 países pesquisados. “Isso demonstra carência, mas também grande potencial de investimento, principalmente por existir demanda, se analisarmos os dados de vendas de máquinas do nosso segmento em comparação com o setor de caminhões, ônibus, e máquinas agrícolas, nos quais o Brasil já ocupa o Top 5 em rankings mundiais”, comenta.

O antecessor de Gonçalves no cargo, o espanhol Carlos Hernández, foi transferido para a Inglaterra, onde vai conduzir as operações de vendas da JCB para Europa e Rússia – após nove anos a frente da empresa no Brasil.