O leilão do Túnel Santos-Guarujá, previsto para 1° de agosto, foi remarcado para o dia 5 de setembro de 2025. A atualização no cronograma é resultado das contribuições recebidas durante o roadshow internacional realizado na Europa, que reuniu grandes players do setor de infraestrutura interessados no projeto, segundo o governo de São Paulo.
Durante a missão, foram identificadas oportunidades de aprimoramento no modelo de concessão, na estrutura financeira e nas premissas técnicas do edital. Essas sugestões estão agora sendo incorporadas no edital para aumentar a atratividade do ativo e garantir maior segurança jurídica e operacional ao projeto.
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A concessão terá prazo de 30 anos, abrangendo a construção, operação e manutenção do sistema. A concessionária será remunerada por meio de tarifa de pedágio, contraprestação pública, aporte público e receitas acessórias. O critério de julgamento da licitação será o maior desconto sobre a contraprestação pública máxima.
Projeto está orçado em R$ 6 bilhões
Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto prevê um investimento total estimado em R$ 6 bilhões — recursos públicos compartilhados entre o Governo de São Paulo e a União, além da participação da iniciativa privada.
Com 1,5 km de extensão — sendo 870 metros sob o leito do canal — o túnel será o primeiro do tipo no Brasil. A obra representará um salto tecnológico para a engenharia nacional, ao adotar a técnica internacional de túnel submerso, utilizada com sucesso em países como Holanda, Japão, China e Coreia do Sul.
A infraestrutura contará com três faixas por sentido, incluindo uma via exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e uma galeria destinada a pedestres e ciclistas. O projeto prevê modernos sistemas de ventilação, iluminação e segurança. O modelo construtivo assegura menor impacto urbano, maior agilidade na execução, facilidade de manutenção e ganhos operacionais.
Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas e catraias que transportam, diariamente, mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. O novo túnel transformará essa mobilidade. O projeto também prevê a geração de cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local.