Limpeza de instalações elétricas reduz desperdício de energia

Da Redação – 18.04.2016 –

De acordo com Marcos Pacheco, executivo da Quimatic Tapmatic, a limpeza de instalações elétricas é algo fácil de executar e imprescindível para o bom funcionalmente geral da rede. Ele conta que poeira, teias de aranha, fiapos de algodão, óleo e sujeiras de toda espécie criam uma camada gordurosa sobre o contato, o que dificulta a passagem de corrente, gerando aquecimento ao mesmo tempo em que prejudicam o desempenho da rede elétrica e levam a quebras e danos nos circuitos.

A sujeira, acrescenta ele, também pode reter a umidade, causando curtos-circuitos ou até mesmo um elemento propagador de chamas. Além, disso, as impurezas podem comprometer a segurança, gerando aquecimento da instalação elétrica. “Quando algumas classes de isolamento elétrico, como B e F, funcionam em temperaturas de 5ºC a 8°C acima do normal, estas instalações perdem 50% do tempo de vida útil, o que aumentará despesas com a compra de novos componentes elétricos antes do tempo programado”, completa Pacheco.

A empresa a qual ele representa oferece produtos de manutenção elétrica que visam reduzir essas possibilidades. São os casos de limpadores de contatos elétricos não inflamáveis, lubrificantes, fitas isolantes líquidas, entre outros.