Linha 8-Diamante inaugura nova estação na Grande SP

Investimento da concessionária foi de R$ 26,5 mi e deve beneficiar 2,1 mil pessoas por dia; iniciativa casa com novos planos do governo estadual para o setor ferroviário

Por Redação

em 6 de Maio de 2025
Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

A Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante de trens metropolitanos, em Itapevi, na Região Metropolitana de São Paulo, foi inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (5/5). De acordo com a Agência SP, a parada conta com 3,7 mil m² de área construída e recebeu aporte de R$ 26,5 milhões para as obras. O aporte é parte dos investimentos contratuais da concessionária ViaMobilidade.

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A previsão é que 2,1 mil passageiros passem pelo local diariamente – uma média mensal de 65 mil usuários. A estação vai beneficiar, principalmente, os moradores dos bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá, em Itapevi. A ampliação da linha traz vantagens importantes, oferecendo mais uma opção de transporte coletivo que conecta a cidade ao centro de São Paulo, proporcionando um deslocamento mais ágil, seguro e eficiente.

Localizada na Estrada Araçariguama, na Estância São Francisco, entre as estações Santa Rita e Amador Bueno, a Estação Ambuitá conta com novas vias e sistemas modernos de sinalização e energia. A estrutura inclui um prédio que dá acesso a duas plataformas de embarque e desembarque, cada uma com 120 metros de extensão e 3,5 metros de largura.

Governo de SP abre consultas públicas para setor ferroviário

Na última semana, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) abriu duas consultas públicas para projetos ferroviários de vieses diferentes. A primeira delas é sobre a concessão do Complexo Turístico da Estrada de Ferro Campos do Jordão. A consulta iniciou nesta segunda-feira, 5 de maio, e seguirá aberta até o dia 23 de junho de 2025 por meio do link.

A iniciativa tem como objetivo colher contribuições da sociedade civil, especialistas, empresas e demais interessados que possam colaborar com o aperfeiçoamento da modelagem do projeto. O projeto prevê a concessão da Estrada de Ferro Campos do Jordão, com investimentos estimados em R$ 400 milhões voltados à modernização e reforma da linha férrea, incluindo trilhos, trens e equipamentos associados.

Com 47 quilômetros de extensão, o complexo conta com a ferrovia de perfil turístico, o Parque Reino das Águas Claras, com 38 mil m², e o Museu de Memória Ferroviária, além de oficinas, estações e ativos culturais que serão implementados ao longo do contrato. Trata-se de um ativo com alto potencial turístico e forte sinergia com os parques estaduais de Campos do Jordão e Capivari, já concedidos.

Novo trem SP-Sorocaba

A outra consulta pública já trata sobre um projeto mais ambicioso. Trata-se do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, iniciativa que prevê a conexão ferroviária entre a capital paulista e o município de Sorocaba, com investimento estimado em cerca de R$ 12 bilhões. O trajeto, de aproximadamente 100 quilômetros, deverá ser percorrido em apenas 60 minutos.

O TIC Eixo Oeste prevê dois serviços distintos: o Serviço Expresso e o Serviço Parador, ampliando as opções de mobilidade para a população. Com tempo estimado de viagem de 1 hora, o trem representará uma economia de mais de 40% em relação ao trajeto de carro e de 50% na comparação com o transporte rodoviário por ônibus.

O projeto inclui a modernização e construção de estações, a aquisição de nova frota e a integração com linhas de trens metropolitanos, metrô e o TIC Eixo Norte. A expectativa é de que o serviço atenda cerca de 50 mil passageiros por dia.

Interessados poderão enviar contribuições por escrito entre os dias 30 de abril e 2 de junho de 2025, por meio de formulário eletrônico disponível no site da SPI.