Linha que liga Jundiaí à Estação da Luz recebe novos trens com ar-condicionado

Redação – 04.07.2019 –

A CPTM informou que todos os trens da Linha 7-Rubi que ligam a Estação da Luz, em São Paulo, à cidade de Jundiaí agora são novos, têm ar condicionado e salão contínuo de passageiros. As novas composições, da série 9500, substituem os da série 1700, que circulavam desde 1987 no trecho.

A nova frota de 30 trens, fabricados pelo Consórcio Hyundai-Rotem, foi entregue completamente no final de junho e já estão em operação, transportando cerca de meio milhão de passageiros por dia.

De acordo coma  CPTM, as composições integram o lote de 65 unidades compradas pelo Governo do Estado a fim de aprimorar o transporte ferroviário na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Já entraram em operação 64 delas, sendo 30 para a Linha 7 e 34 para a Linha 11-Coral. A última deve ser entregue até o fim do ano para a Linha 11.

Além de ar-condicionado e salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os novos trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Há sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, espaço para cadeirantes, mapa com indicação luminosa das estações para deficientes auditivos e áudio para deficientes visuais. Os trens dispõem ainda de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *