Litoral baiano terá modelo de cidade inteligente

Redação – 01.09.2020 –

Um projeto liderado por empresas espanholas deve implementar conceito de cidade inteligente dedicado a recuperar o equilíbrio entre a sociedade e a natureza no município de Entre Rios, no litoral norte baiano, a partir do segundo trimestre de 2021. Denominada Aguaduna, a iniciativa utiliza tecnologia e conectividade e deve integrar cerca de 380 mil pessoas de Entre Rios e redondezas.

Na área abrangida pelo projeto, apenas 14% do terreno será ocupado por estradas e edificações, de modo que os 86% restantes serão superfícies permeáveis, sendo 37% compostas por áreas protegidas (Mata Atlântica, lagoas naturais e dunas) e 49% por áreas verdes, parques e espaços verdes urbanizados.

Aguaduna pretende reunir em um mesmo complexo unidades residenciais, um polo de geração de inovação, espaços destinados à educação e capacitação profissional e instalações turísticas. O poder público local aderiu à iniciativa por meio de um protocolo de intenções assinado com o governo do Estado da Bahia em 10 de dezembro de 2019.

Em sinergia com as comunidades vizinhas, Aguaduna terá entre seus principais pilares a economia circular, que desde o princípio prevê reduzir resíduos e a poluição do sistema, prolongar a vida útil de produtos e materiais e regenerar os sistemas naturais – por meio do uso de energia renovável, do tratamento correto de resíduos e águas cinzas e da captação de águas pluviais.

Outros pilares incluem a criação de empregos ligados à inovação, em setores como a Internet das Coisas (IoT) e a gestão de dados em larga escala; e a priorização de modais alternativos de transporte, com meios de locomoção autônomos, compartilhados e não poluentes.

O projeto é de propriedade da empresa de capital espanhol Naurigas Emprendimientos, com participação das famílias Matutes Mestre y Espallargas, além de conceituado e desenvolvido pela Seed Global Advisoring (SGA), empresa espanhola especializada em desenvolvimento de projetos. Ele também conta com parceria estratégica e investimentos da Siemens, além de outras empresas de inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *