Livro mostra porque o BIM é uma realidade na construção

Da Redação – 01.10.2018 –

O livro BIM: fundamentos e aplicações, de Karen Kensek, explica como a ferramenta facilita a vida de profissionais da construção. A plataforma, aliás, é um tijolo digital da indústria 4.0 nos setores de arquitetura, construção, engenharia e operação. Dividida em nove capítulos, a obra é importante pois “está alinhada com a estratégia do governo federal de difusão e implantação do BIM, que prevê exigência de projetos neste processo em 2021”, explica o revisor científico Sergio Leusin, da editora Elsevier.

Para os não iniciados, vamos lembrar que o BIM facilita o dia a dia de quem precisa projetar prédios, peças mecânicas, layouts elétricos e outros tipos de visualizações gráficas. De acordo com a Elsevier, “existe uma série de softwares que possibilitam a produção dos designs gráficos, contudo, alguns apresentam opções de aplicações mais avançadas, como é o caso do BIM”.

Sigla para Building Information Modeling, a ferramenta é um banco de dados integrado de informações da construção. Digital e interoperável, ele pode unir gráficos 3D, modelagem paramétrica e dados fornecidos pelos usuários. “No BIM é possível criar um modelo de projeto que se difere daquele criado no tradicional CAD, software composto por linhas, círculos, texto, splines, retângulos e elipses, definidos por fórmulas, que produz apenas desenhos bidimensionais (2D)”, explica a divulgação oficial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *