Lixo de Nova York é a saída para a frota de veículos pesados da cidade

Da redação – 22.08.2016 –

A maior cidade americana tem 5,2 mil caminhões e ônibus, que representam 60% da emissão de gases de efeito estufa. Para atingir a meta de reduzir a emissão pela metade em 2025, a prefeitura local poderá apostar na geração de biocombustível gerado a partir de matéria orgânica.

A atual administração de Nova York quer fazer história, segundo o jornal The New York Times (NYT) em sua edição online da última sexta-feira. A iniciativa é do prefeito Bill de Blasio e inclui a redução de 50% da emissão de gases dos veículos municipais até 2025. O desafio é grande, considerando que o Departament of Sanitation, que faz a coleta de lixo da cidade, planeja comprar 340 novos caminhões nesse ano, dos quais pelo menos 300 serão movidos a diesel. A vida útil dos veículos, segundo a reportagem do NYT é de sete anos. Hoje, o departamento tem apenas 43 caminhões coletores movidos com o gás natural renovável, num total de 2,1 mil veículos só desse tipo.

Embora pelo menos metade dos carros de passeio e veículos leves usados pela prefeitura sejam movidos parcialmente com combustíveis não derivados de petróleo, a frota pesada pesa – literalmente – no resultado final. Os cerca de 5,2 mil caminhões, ônibus e outros veículos representam um quinto da frota municipal, mas emitem mais de 60% dos gases de efeito estufa. Em grande parte são caminhões que exigem alto torque e força de motor, de forma que o uso de combustíveis alternativos é limitado. Mesmo com a estimativa de uso de biodiesel entre 5% e 20% do total consumido.

Frota de caminhões de lixo de Nova York é de 2,1 mil veículos e somente 43 são movidos a gás natural renovável
Frota de caminhões de lixo de Nova York é de 2,1 mil veículos e somente 43 são movidos a gás natural renovável. 

O gás natural renovável aparece como opção, sendo quimicamente similar ao gás natural geológico, podendo ser adotado nos veículos pesados. Ele não é fóssil como o gás de xisto e pode ser renovado porque é obtido de biogases da decomposição de matéria orgânica, incluindo lixo. Ou seja, material que não falta na maior cidade dos Estados Unidos.

Aplicações desse tipo já fazem parte do dia a dia de outras cidades americanas como Sacramento e São Francisco: elas produzem gás natural renovável de lixões e usam o combustível para mover os próprios caminhões de lixo e outros veículos municipais. No sul da Califórnia, o mesmo gás natural renovável está sendo adotado em ônibus de transporte público. O exemplo vem também de empresas privadas como a UPS e Ryder, que passaram a usar o gás natural renovável em seus caminhões de entregas.

É interessante lembrar o potencial de Nova York nesse campo: os habitantes da cidade geram cerca de 2 milhões de toneladas de material orgânico por ano. Essa fonte sozinha poderia produzir mais do que o necessário em gás natural combustível para acionar a frota inteira de veículos pesados da cidade. Hoje, a produção local na cidade já começou com a ativação de digestores no Brooklin e em Long Island. Existem ainda estações de abastecimento de gás natural que podem suprir centenas de caminhões, segundo o NYT.