Luminárias públicas: certificação compulsória a partir de 2018

Da Redação – 05.05.2017 –

Comercialização no país só será autorizada com selo que garante eficiência energética. Processo começa no ano que vem e vale para importadores e fabricantes locais

De olho no novo mercado aberto pela certificação compulsória das luminárias públicas a subsidiária brasileira da TÜV Rheinland acaba de ser acreditada no Inmetro como certificador dos produtos. Além da eficiência energética, a avaliação também reduz os riscos de segurança em função de falhas dos produtos. O processo obrigatório passa a valer a partir de agosto do ano que vem.

De acordo com a TÜV Rheinland, a recente acreditação amplia o escopo da empresa, uma vez eu ela já atua como certificadora de lâmpadas LED e possui um histórico no mercado de iluminação por realizar ensaios de lâmpadas conforme as normas Procel. Dos 16 laboratórios de ensaios no mundo que a empresa detém, quatro são especializados neste escopo, sendo um no Brasil e três na China.

“O selo também permite a adequação dos fabricantes aos requisitos internacionais para acesso a novos mercados e aumenta a competitividade através da concorrência mais homogênea”, afirma Fabio Sora, Gerente de Certificação da TÜV Rheinland Brasil. No Brasil, subsidiária possui mais de onze mil certificados ativos e atende a mais de 1.500 clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *