Maccaferri apresenta tecnologias para infraestrutura de minas

Da Redação – 24 de novembro de 2014

Soluções da multinacional italiana são aplicadas desde a estabilização de diques e lagoas até o reforço e sustentação de galerias subterrâneas ou remediação para recuperação de áreas lavradas

MaccaferriNa Exposibram Amazônia – que ocorreu entre 17 e 20 de novembro no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA) – a Maccaferri demonstrou como é possível tornar as operações minerais mais sustentáveis. As soluções da empresa para isso incluem tecnologias aplicadas na contenção e estabilização de encostas, alteamento de barragens com reforço de solos e impermeabilização e drenagem de pondes e barragens de rejeito, além da desidratação de sedimentos.

Começando pelas minas subterrâneas, onde a especialização tanto para equipamentos e ferramental quanto para mão de obra é primordial, a proposta da empresa é para sustentação das galerias ou túneis subterrâneos. “Nesse caso, temos como diferencial a adição de fibras de aço da linha Wirand no concreto projetado. A solução amplia a resistência pós-fissuração do elemento estrutural, restringindo a propagação de fissuras nas paredes e, consequentemente, aumentando a segurança operacional”, diz o engenheiro Paulo Ferretti, coordenador de marketing da Maccaferri para a América Latina.
Nesse tipo de operação, a Maccaferri também oferece o revestimento dos pilares e proteção dos taludes com redes de aço de alta resistência e habilitação de pavimentos de acesso.
Minas a céu aberto

O know-how da Maccaferri na mineração a céu aberto é mais extenso, envolvendo todos os tipos de contenções presentes nas minas que buscam a sustentabilidade. Em processos de aproveitamento – que envolvem todas as operações posteriores à extração, até a chegada ao concentrado do mineral – a Maccaferri é especialista em muros e estruturas de contenção, taludes reforçados e outros recursos para abrigo de plantas de britagem, granulação, moagem, classificação e concentração.

“No armazenamento de material de desmonte também temos propostas interessantes para a formatação de depósitos de resíduos em locais apropriados”, diz Paulo Ferretti. Nesse caso, as soluções da Maccaferri atendem às obras de contenção e estabilização de diques e aos sistemas de impermeabilização e drenagem, acelerando a sedimentação do material armazenado.
Infraestrutura e acesso em minas

A proteção e recriação das condições naturais é a proposta da Maccaferri para as obras de acesso e infraestrutura nas minas. Nesse caso, a empresa une toda a experiência em obras urbanas e rodoviárias para levar o que há de mais moderno no reforço da base de estradas de acesso, canalização de águas superficiais, sistemas de drenagem superficial e diques para armazenamento de água nas minas.

“O Terramesh – reforço de solo da Maccaferri – é aplicado em três versões (System, Verde e Grid) que têm em comum a permeabilidade, facilidade construtiva, baixo impacto e integração ambiental com ótima relação custo-benefício”, detalha Ferretti. Segundo ele, a solução é aplicada, geralmente, em conjunto com o sistema de drenagem MacDrain, cujo dreno sintético é capaz de captar, conduzir e escoar o excesso de água da chuva.

“Estamos falando de um recurso que combina a instalação extremamente simples e prática, com baixo impacto ambiental e rápida execução”, explica Ferretti. O executivo destaca ainda a experiência global da Maccaferri na área de mineração. “Aqui no Brasil, aproveitamos o conhecimento mundial da corporação em soluções para geotecnia na mineração, trazendo o histórico real de instalações em campo”, diz ele. Ferreti lembra que internacionalmente, a Maccaferri tem projetos implantados em países com grande tradição mineral, incluindo Canadá, Austrália, África do Sul e nos vizinhos da América Latina, incluindo Peru e Chile. “Nosso portfólio de projetos de sucesso nos 40 anos de atuação no Brasil é outro diferencial importante”, finaliza.