Máfia que roubava a Petrobras tinha refinaria clandestina em SP

Da Redação – 21.03.2017 –

Petrobras não conseguia identificar locais exatos das perfurações ilegais, uma vez que seu sistema de controle só percebe a variação de pressão nos dutos num raio de até 5 km

A Polícia Civil e Ministério Público do Rio de Janeiro desmontaram a operação que vinha desviando petróleo cru, gasolina, diesel, etanol e nafta da rede da Petrobras desde 2014. O esquema de roubo de combustíveis não tinha nada de amador, segundo a reportagem online, publicada na versão brasileira do jornal espanhol do El País de ontem. Com a desarticulação da máfia que operava na Baixada Fluminense, o nonsense para quem estava de fora do esquema foi equacionado: a quadrilha possuía uma refinaria em São Paulo, obviamente clandestina. Isso explica como processar o petróleo cru – 90% do volume surrupiado – nos últimos três anos.

A máfia era liderada pelo ex-vereador Denílson Silva Pessanha, conhecido com o nome sugestivo de Maninho do Posto e causou prejuízos de R$ 33,4 milhões somente em 2016, quando desviou 14 milhões de litros de combustíveis. Geograficamente as ações foram concentradas na Baixada em função da presença de boa parte dos 6 mil km de dutos da companhia.

De acordo com o El País, o “esquema era sofisticado e poderia contar com ajuda de funcionários ou ex-funcionários da Petrobras, capazes de identificar não só os lugares onde os dutos passam como também de perfurar e instalar uma bica evitando vazamentos”. A presença de especialistas explicaria ainda a não ocorrência de vazamentos de óleo cru ou até gás, segundo a reportagem.

Os procedimentos envolviam ainda a locação de terrenos por onde correm os dutos, sendo que a “retirada” ocorria à noite, com a presença dos caminhões tanque da corporação ilegal. No caso de combustíveis já refinados – gasolina ou nafta – a distribuição era feita diretamente aos postos que faziam parte do esquema. A investigação identificou até mesmo o preço praticado pela quadrilha: o petróleo cru era vendido por um real e seus derivados pelo dobro.