Maior porto petroquímico da China entra em operação

PR Newswire – 11.05.2020 – 

Construído a 1.100 metros da refinaria da Sinopec, o porto  tem oito terminais, incluindo um berço de atracação de petroleiro de 300.000 toneladas, um berço de atracação de petroleiro de 100.000 toneladas e instalações de suporte 

New Renown atraca no terminal petrolífero no Porto da Refinaria Zhongke (PRNewsfoto/Sinopec)

A Sinopec Corp, principal empresa de energia e substâncias químicas da China, colocou em operação o maior porto petroquímico da China, com a bem-sucedida atracação e descarga do navio-tanque de petróleo cru (VLCC) New Renown, vindo do Oriente Médio. O navio-tanque foi recebido no novo terminal petrolífero de 300.000 toneladas no Porto da Refinaria Zhongke da Sinopec, que faz parte do modelo de produção “terminal na frente, usina atrás” (“front terminal, rear plant”) da empresa.

O New Renown, navio-tanque de petróleo cru (VLCC), vindo do Oriente Médio, atracou no terminal petrolífero de 300.000 toneladas no Porto da Refinaria Zhongke da Sinopec (PRNewsfoto/Sinopec)

Construído a 1.100 metros da refinaria da Sinopec, o porto petroquímico tem oito terminais, incluindo um berço de atracação de petroleiro de 300.000 toneladas, um berço de atracação de petroleiro de 100.000 toneladas e instalações de suporte – fornecendo uma capacidade total de 34 milhões de toneladas por ano. Até agora, o berço de 100.000 toneladas para petroleiros é o maior terminal doméstico de petróleo refinado, com uma capacidade de carga e descarga de 5,61 milhões de toneladas por ano. O terminal fornece acesso conveniente a petróleo refinado e produtos químicos aos principais mercados domésticos da Sinopec, ao mesmo tempo que oferece oportunidades para exportações globais e aumenta a competitividade da Sinopec no setor.

Situado na costa leste de Zhanjiang, Província de Guangdong, o Porto da Refinaria Zhongke da Sinopec faz parte do Complexo Integrado de Refinaria e Petroquímica de Zhanjiang – o maior projeto de sua espécie em construção pela Sinopec Corp e um componente essencial do13o Plano de Cinco Anos da Província e Guangdong. O investimento total da primeira fase do projeto totaliza mais de CNY$ 40 bilhões e irá adicionar mais de 10 milhões de toneladas de capacidade para petróleo cru refinado e 800.000 toneladas de unidades de etileno por ano, além de unidades auxiliares de suporte.

Após sua conclusão, é previsto que o rendimento da refinaria irá exceder CNY$ 60 bilhões. Um rendimento adicional irá ajudar no desenvolvimento da cadeia industrial de downstream dos setores de refinaria e de substâncias químicas, ao mesmo tempo que injeta um novo impacto no desenvolvimento econômico da Grande Área da Baía.

No momento, há mais de 18.000 construtores trabalhando no local, como parte do projeto, e 28 das 30 principais unidades de produção já foram entregues. O projeto final deverá ser totalmente concluído e colocado em produção até o final de julho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *