Mais de 500 mil clientes da EDP ficam sem energia em 2016

Da Redação – 31.01.2017 –

Esse número se refere a incidentes causados por pipas e balões no ano passado. Guarulhos e Itaquaquecetuba lideram as ocorrências. As pipas e balões foram responsáveis por cerca de 6833 ocorrências na rede da EDP, distribuidora de energia elétrica nas regiões do Alto Tiete, Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo.  Isso significa que cerca de meio milhão de clientes ficaram sem energia em algum momento em 2016 em função desse tipo de problema, o volume de mais de 6500 ocorrências se refere aos 12 meses avaliados, sendo que Guarulhos (com 2147) e Itaquaquecetuba (com 780 ocorrências) foram as cidades que mais apresentaram problemas.

Em função do período de férias o numero de ocorrências cresce, para efeito de comparação, em janeiro de 2016 a EDP observou 1081 casos, enquanto que em abril o número total foi de 254 ocorrências.

Alguns materiais usados na confecção de pipas são condutores de energia e aumentam o perigo quando estão em contato com a rede elétrica, como as rabiolas feitas de fios de nylon. Quando pipas e balões encostam na rede elétrica, eles podem causar, além da queda de energia, danos a equipamentos e acidentes graves, como queimaduras e até mortes.

Para empinar pipa de forma segura, o recomendado é que as pessoas busquem espaços como parques e campos abertos, onde não exista o risco de contato com os fios de energia. O uso de cerol é proibido e pode gerar multa ou prisão, dependendo da legislação vigente em cada município. Já soltar balões é crime, previsto no artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais. A pena varia de um a dois anos de detenção e/ou multa.