Manual mostra como comprar concreto dosado corretamente

Produzido por Canaris Informação Qualificada – 25.11.2016 –

Já é possível ter um caminhão betoneira na porta de casa, mesmo com obras pequenas. Mas é preciso material de qualidade. 

A FIT Concreto, de Tambaú, lançou uma espécie de guia sobre como encomendar o concreto mais correto e ainda como se preparar para receber o caminhão betoneira na obra. Segundo a empresa, que está operacional desde o começo de agosto, a encomenda mínima é de 2 m3, que seria suficiente, por exemplo, para concretar uma laje de 28 m² com altura de 7 cm.

“Nossa intenção com o Manual é orientar os usuários – sejam engenheiros ou mesmo o dono da obra – a escolher o concreto mais adequado e também a evitar atrasos”, explica o engenheiro civil Flávio Souza. Outro ganho da orientação, segundo ele, é evitar erros comuns que prejudicam a construção em si, caso do concreto que não passou por uma cura adequada e, em razão disso, sofreu rachaduras ou fissuras.

Escrito em linguagem direta, o Manual indica a forma de encomendar o concreto, incluindo fatores como trabalhabilidade (slump) e resistência (definida em fck) e também explica a melhor forma de receber o caminhão betoneira, entre outras iniciativas. O material igualmente detalha o tipo de concreto produzido pela central dosadora da empresa, localizada em Tambaú, e reforça a disponibilidade da companhia em orientar a aquisição e aplicação do material.

“O chamado concreto dosado em usina tem inúmeras vantagens, incluindo a homogeneidade, resistência correta e a certeza da procedência de matérias primas de qualidade”, complementa Silva. De acordo com ele, a FIT está preparada para atender obras com até 60 km de distância da sede da concreteira, independente do tipo de empreendimento.

Como a FIT garante a qualidade do concreto que entrega

A FIT tem um controle de fornecedores de matéria prima estruturado, que combina avaliação da qualidade com prazo de entrega. Todos os fornecedores possuem licenças e certificações de qualidade.

Além disso, o concreto produzido é testado em laboratório próprio e atestado através do relatório de rompimento de corpos de prova, assegurando que a resistência solicitada pelo cliente foi atendida nos padrões estabelecidos em normas. Os ensaios confirmam que todos os insumos atendem as normas brasileiras e internacionais.

Outra ação é o monitoramento permanente do processo produtivo, garantindo que o concreto esteja sendo produzido com a dosagem correta. Todo esse controle é feito por meio de parâmetros específicos para a dosagem dos traços. O controle do desvio-padrão da central dosadora também faz com que o concreto produzido atenda às necessidades dos clientes.

Outra garantia de qualidade é assegurada pela aferição dos equipamentos como balança de agregados, balança de cimento, prensa do laboratório e demais – inspecionados diariamente e contam com a validação de outros laboratórios acreditados pelo Inmetro. As máquinas pesadas – caminhões e bombas – também são inspecionados diariamente, conforme cronograma de manutenção preventiva e corretiva.

Por fim, todos os funcionários são qualificados e treinados, o que acaba reduzindo a probabilidade de erros e garante um efetivo controle de qualidade.

Para acessar o Manual de Concreto, clique aqui.