Maranhão reestrutura 72% de suas rodovias

Da Redação – 13.03.2017 –

Total de 3,6 mil km de estradas devem passar por conservação e manutenção até primeiro semestre

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), 60% das estradas estaduais do Maranhão já passaram por reestruturação, totalizando 3 mil km. Agora, a meta do estado é aplicar R$ 40 milhões no primeiro semestre para avançar mais 600 km. Com isso, 72% das estradas administradas pelo estado estariam renovadas. A ordens de serviços seguem um plano de pavimentação realizado pela Sinfra.

Os 600 km atuais estão em licitação e os serviços incluem intervenções nos trechos das MA-014, MA-106 e MA-234.Os serviços incluem drenagem, pavimentação, recapeamento, inserção de sinalização vertical e horizontal, limpeza de sarjeta e acostamento e regulamentação das lombares.

Dentro do eixo principal, a MA-014 será uma das primeiras a receber a obra de recuperação. A área tem uma extensão de 184 quilômetros, interligando o município de Vitoria Mearim (localizado na Baixada Maranhense) ao povoado de Três Marias, situado em Palmerândia.

Outro ponto do eixo central segue o roteiro de obras na MA-106 que liga o Porto do Cujupe, em Alcântara, onde existe terminal de ferryboat, principal acesso à Baixada Maranhense, até o entroncamento da BR-316, no município de Governador Nunes Freire. O trecho da obra chega a exatos 186 quilômetros de estrada.

O último ponto desta etapa de obras, prevista para o final do primeiro semestre, será na região de Chapadinha até o município de Pirangi, bem na divisa do Maranhão com o estado do Piauí. Para este ponto, foram mapeados 204 quilômetros de reestruturação, seguindo o mesmo modelo da parte de recuperação a implantação de sinalizações. Vale ressaltar que nessa obra o modelo utilizado será em microrrevestimento, deixando a estrada nova.