Marrocos ganha BRTs e trens eletrificados

Da redação – 16.11.2016 – 

Três cidades marroquinas planejam a expansão das redes elétricas para trens e BRTs (Sistema de Transporte Rápido, em português) ao longo dos próximos seis anos. As ações, de acordo a International Association of Public Transport (UITP) , acontecerão nas cidades de Marrakesh, Casablanca e na capital Rabat e devem incluir a implementação de infraestruturas dedicadas para os trens do transporte público, expansão de uma das redes de bondes e melhoria das vias públicas.

Em Marrakesh, especificamente, os trabalhos já começaram. A cidade inaugurou recentemente um novo BRT, que conta com cerca de 30 ônibus elétricos divididos em quatro linhas diferentes – cada uma delas com suas próprias faixas dedicadas. Com isso, os arredores da cidade são conectados a dois pontos do centro, com intercâmbios em Doar Al Askar, Bab Doukkala e Jamaâ el Fna.

O projeto conta ainda com uma estação de carregamento movida à energia solar para manter os ônibus abastecidos e a intenção, segundo a UITP, é que esse sistema se expanda e passe a beneficiar outras cidades da região também até 2017.

Já a cidade de Casablanca começa os investimentos em um projeto que só deve ser finalizado em 2022. O município planeja a construção de 76 km de linhas de trens para transporte de massa, que devem operar em suas próprias linhas dedicadas. Em 2012, o município já havia criado a primeira linha de bondes, com 13 km de extensão.

Com as ações, Casablanca prevê uma infraestrutura dedicada ao transporte público aos transportes públicos de cerca de 110 km de extensão, composta por quatro linhas de bonde e três linhas de BRT. A consolidação das obras deve elevar o uso do transporte público no município de 13% em 2005 para 21% em 2019.

Paralelamente, a capital Rabat anunciou planos de expansão para a linha 2 de suas própria rede de bondes, que passará a servir as principais rotas para a cidade e seus arredores, incluindo as regiões de Hay Riad, Temara e Salé El Jadida.