Mercado de data centers puxa crescimento do Grupo MH nesse ano

Da redação – 22.02.2016 – 

Segmento está dentro do guarda chuva de telecomunicações e tecnologia da informação (TIC), que já responde por 70% do faturamento da companhia.

Especializada em projetos de engenharia, principalmente na área de eficientização de energia, o Grupo MH resolveu apostar forte na área de infraestrutura de telecomunicações e tecnologia da informação (TIC). O destaque fica para o subsegmento de data centers, onde o conhecimento da MH é diferenciado, visto que esse tipo de instalação consome muita energia e precisa de projetos eficientes, inclusive em climatização, ou seja, sistemas de ar condicionado de grande complexidade.

Construção do data center da Ascendy, em Jundiaí (SP)
Construção do data center da Ascenty, em Jundiaí (SP)

Para Cassiano Lopes, diretor Comercial do Segmento de Data Centers do MH, apesar da crise, os projetos de data centers continuam ativos e a estratégia do grupo foi a de focar na prospecção de negócios, de forma mais acentuada, desde 2014. Com isso, a empresa já tem no radar a disputa que envolve empreendimentos com investimentos de cerca de R$ 280 milhões somente nos últimos seis meses. Para abocanhar parte desse mercado, a companhia aposta principalmente na característica de fechar contratos sem aditivos. O segredo, na avalição de Lopes é manter a gestão afinada de seus parceiros subcontratados, evitando atrasos ou gerenciando rapidamente os problemas, caso eles apareçam.

Outra aposta da empresa são os projetos de infraestrutura de energia e climatização cada vez mais renováveis, inclusive com a instalação de energia eólica em grandes data centers. Nesse caso, o MH também sai na frente segundo o diretor Comercial, em função de sempre ter tido um foco em aumentar a eficiência energética tanto de empreendimentos na área de TIC como no segmento industrial.