Mercado de miniequipamentos soma 442 unidades até agosto

Da redação – 08.11.2016 –

Dados da AEM, associação de fabricantes de equipamentos, inclui parque de miniescavadeiras e minicarregadeiras

Miniescavadeira, modelo E55Bx
Miniescavadeira, modelo E55BX, como motor no padrão Tier 3

O universo de equipamentos compactos no Brasil já somava quase 500 unidades em agosto último segundo a Association of Equipments Manufacturers (AEM), entidade que congrega os players mundiais do segmento. Desse total, foram comercializadas 255 minicarregadeiras e 187 miniescavadeiras, cujos destaques são a multifuncionalidade em termos de e implementos. Pelo menos essa é a avaliação da New Holland, um dos fabricantes do setor. A empresa possui dez modelos com a classificação compacta, sendo sete minicarregadeiras e três miniescavadeiras.

Para a montadora, os miniequipamentos apresentam características complementares à linha amarela convencional. Por serem menores e, portanto, mais ágeis e seguros para intervenções em espaços confinados, os compactos ganham destaque em obras urbanas, principalmente por apresentar soluções específicas para diversas aplicações. Os modelos mais utilizados de minicarregadeiras no país são os de pneus, conhecidas como skid, embora também existem opções com esteiras.

“As minicarregadeiras podem ser equipadas com múltiplos implementos como caçambas, valetadeiras, perfuratrizes, roçadeiras e garfos pallets”, resume Rafael Barbosa, especialista de Marketing de Produto da New Holland Construction. De acordo com ele, a área agropecuária também é usuária das máquinas, incluindo atividades como carregamento de fardos e limpeza de currais.

Barbosa destaca a série 200, fabricada pela multinacional e cujo diferencial é a possibilidade de poder carregar material para o centro dos caminhões, acabando o trabalho com menos ciclos. Entre as características técnicas que permitem isso está a altura operacional total entre 3.845 mm e 4.080 mm, dependendo da caçamba. Já o ângulo da descarga é de 52 graus e o alcance da descarga 946 mm.

“Os equipamentos atingem altura mais elevada e alcance de descarga do seu segmento. Outro diferencial da máquina é a maior distância entre eixos (1.128 mm) que traz mais estabilidade para a minicarregadeira, além de permitir aos operadores elevarem e transportarem mais materiais, aumentando a produtividade”, ressalta Rafael.

Já as escavadeiras compactas são conhecidas como uma espécie de porta ferramentas, em função da quantidade de implementos que podem intercambiar. No caso da New Holland, os modelos saem de fabrica com uma terceira função hidráulica para implementos padrão, o que permite atividades que vão além da escavação. Entre os implementos para a terceira função estão marteletes, perfuratrizes, garras para manipulação de material, tesoura, roçadeiras, valetadeiras e outros.