Metrô de Santiago implanta sistema que dispensa maquinista

Da Redação – 06.11.2017 –

A linha 6 do metrô de Santiago completou os testes finais para implantação e traz uma novidade: um sistema que permite a operação dos trens completamente sem condutor. O Seltrac CBTC, desenvolvido pela Thales, deve ser implantado também na linha 3, em construção e que, junto com a linha 6, completará 37 km de linhas de metrô, passando por 28 estações e mantendo a malha metroviária de Santiago como a maior da América Latina.

Segundo a Thales, a tecnologia permitirá, com segurança, aplicar o intervalo de 90 segundos entre trens, reduzindo ainda os custos de operação a longo prazo e gerando economias em força de tração, devido à tecnologia de recuperação de energia cinética e sistemas de freio também adotada.

“Esse sistema de sinalização é um componente crítico das soluções fornecidas pelo consórcio formado pelo fabricante espanhol de vagões ferroviários CAF com a Thales”, informa a companhia.

Lançada em 2 de novembro, a linha 6 terá a capacidade para transportar mais de 20 mil passageiros por hora em cada direção.