Metrô de SP adota trens e sistema de sinalização novos

Da Redação – 21.03.2017 –

Seis trens entraram na Linha 5 Lilás no último domingo. Frota passa a usar a tecnologia CBTC, que reduz o intervalo entre as composições

As novidades da linha paulistana do Metrô incluem trens com sistema duplo de ar-condicionado, portas mais largas que facilitam o embarque e desembarque e corredor de passagem entre os carros (vagões contínuos). Com câmeras de segurança e monitoramento, os trens possuem ainda iluminação LED e mapa dinâmico que mostra as estações percorridas. Outra novidade da chamada frota P é o sistema de mensagens sonoras gravadas, que se adequam ao nível de ruído dentro do veículo e regulam seu volume automaticamente.

Já o CBTC, sigla em português para Controle de Trens Baseado em Comunicações, é um sistema de sinalização e controle de trens, que possibilita a diminuição do intervalo de trens. Os ganhos são a maior velocidade operacional e o menor consumo de energia. A tecnologia não é novidade no Metrô e já é usada nas linhas 15-Prata e 4-Amarela. De acordo com o Metrô, a redução chega a 7% no consumo de energia, enquanto a diminuição da distância entre um trem e outro é de 37 para 17 metros.

A nova frota passará por uma etapa de testes, funcionando no trecho Capão Redondo – Adolfo Pinheiro, aos domingos. Essa fase possibilitará a realização dos ajustes finais e aperfeiçoamento do mais moderno sistema de controle de trens. A expectativa é estender essa operação também aos sábados a partir de abril, chegando à operação plena, durante todos os dias da semana, em maio.

O Metrô está ampliando a Linha 5-Lilás em mais 10 km com 10 estações. As obras estão concentradas na construção e acabamento das estações, além da instalação dos sistemas elétricos, sinalização e comunicação. Nove estações estão previstas para entrarem em operação até o final do ano, enquanto a última delas, Campo Belo, deverá ser completada em 2018. Quando completa, a Linha 5 Lilás deverá transportar mais de 780 mil pessoas diariamente.

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