MetrôRio adota novas formas de pagamento direto na catraca

Redação – 30.04.2019 – 

Opções incluem celular, cartão de crédito, pulseira e relógio com a tecnologia Near Field Communication (NFC)

A concessionária MetrôRio vai aceitar outras formas de pagamento direto na catraca nas 41 estações que administra no Rio de Janeiro. Agora, além dos tíquetes tradicionais, os passageiros poderão pagar usando o celular, cartão de crédito, pulseira e relógio com a tecnologia Near Field Communication (NFC). A iniciativa, desenvolvida pelo MetrôRio e pela Visa, conta ainda com a parceria do Banco do Brasil, Bradesco e Cielo.

Com a nova forma de pagamento, o passageiro não vai mais precisar comprar ou recarregar um bilhete específico do metrô. Basta ir a um dos validadores sinalizados para o uso da nova tecnologia e aproximar o cartão de crédito pessoal ou o dispositivo móvel com a tecnologia NFC. A novidade vai permitir economia de tempo para o cliente e maior fluidez no embarque. A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura, sem custo adicional ou taxas, ao final de cada dia de uso.

Na primeira fase, somente os cartões de crédito da Visa estarão habilitados para utilização. Os clientes também podem usar seu cartão Visa em carteiras digitais como Apple Pay e Samsung Pay para conseguirem realizar o pagamento por aproximação. O ineditismo fica por conta do uso da nova solução global Visa Secure Access Module (SAM), que permite a aceitação de qualquer cartão, celular ou dispositivo com a tecnologia de pagamento por aproximação, sem a necessidade de trocar sua atual infraestrutura de validadores.

A solução, em teste desde o ano passado, foi desenvolvida em parceria com Planeta Informática, Ingenico Group e Digicon. A Cielo é a adquirente parceira na implementação do projeto nas catracas do metrô do Rio de Janeiro e a MetrôRio é a primeira concessionária do mundo a adotar a tecnologia.

“Nosso objetivo é inovar para facilitar a vida de nossos clientes. Queremos oferecer conveniência e praticidade. A aceitação de pagamento por aproximação, permitindo o ingresso no sistema com o uso do cartão de crédito ou celular do próprio cliente, que é mais um passo fundamental nessa direção, pois elimina filas e torna a viagem mais rápida e simples”, ressalta o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho. “Acreditamos que a mobilidade urbana deve ser cada vez mais integrada e de fácil utilização. Estamos empolgados em oferecer essa inovação de forma pioneira para os cariocas e turistas que visitam a nossa cidade”.