MetrôRio investe em infraestrutura de telecom para disponibilizar Wi-Fi gratuito

MetrôRio (foto: MetrôRio)
MetrôRio (foto: MetrôRio)

Da Redação 15.07.2015 – 

Até o final do ano, todas as estações devem estar oferecer conectividade.

O metrô carioca ampliou sua infraestrutura de Wi-Fi gratuito em mais três pontos de acesso. As estações Flamengo, Largo do Machado e Catete se juntam às outras 14 já cobertas pela tecnologia. Até o final de 2015 o serviço deve ser totalizado, abarcando as 36 estações da cidade, em atendimento aos 830 mil usuários diários do MetrôRio.

A operadora sem fio Linktel é a responsável pela implementação da rede e ativou as três novas estações em março. Os ativos de rede são da Cisco, incluindo access points Cisco Aironet 2602-i e a controladora Cisco 8500, além de arquitetura Cisco Prime, tecnologia que integra as soluções Prime LAN Management Solutions (LMS) e Prime Network Control System (NCS). A infraestrutura está interligada com a Central da concessionária e com os pontos de Wi-Fi dispostos nos mezaninos e nas plataformas das estações.

Segundo a Linktel, o sistema opera em boas condições, pois não foi reportado nenhum problema de conectividade ou comunicação da rede Wireless durante os quatro meses de operação neste ano. “Nem mesmo no tempo da implantação do projeto foi necessária a interrupção do serviço, pois o tráfego das estações foi agregado ao resto da rede sem parada de equipamentos”, informa a companhia.

Para utilizar a internet sem fio, o usuário faz um cadastro com informações básicas, como nome completo, RG, CPF e login/senha. O cadastro é único e serve para todas as estações do MetrôRio, e quem tem o app da Linktel de outros locais também pode se conectar ao Wi-Fi. As três estações contabilizaram, apenas em abril, mais de 4,8 mil autenticações.