Metso lança soluções high tech para manutenção em campo

Canaris – 04.11.2019 –

A Metso desenvolve duas novas soluções para aprimorar o serviço de seus clientes na área de mineração: um aplicativo que permite gerenciar o status das paradas programas de manutenção de equipamentos, e um óculos inteligente (smart glass) que ajuda os especialistas em campo com suporte remoto.

Na avaliação da Metso, as paradas programadas em plantas de mineração, embora planejadas com antecedência, sempre causam preocupação em relação ao cumprimento do cronograma. Para tornar o processo mais transparente, a Metso acaba de lançar o Metso Service Planning, um aplicativo que permite ao cliente gerenciar o status de todas as intervenções programadas e ter um cenário completo dos serviços contratados. O app pode ser usado tanto no formato web como móvel e compara o avanço planejado dos serviços com seu status real.

“Qualquer serviço planejado pode ser acompanhado e basta que os clientes baixem o programa e submetam sua inscrição à aprovação do administrador da Metso”, resume o gerente de Operação de Serviço da Metso Patrick Minamizaki. Segundo ele, o acesso dos usuário é hierarquizado e restrito, ou seja, uma vez cadastrado ele poderá verificar somente o status dos serviços que contratou, o que inclui aqueles já concluídos e os em andamento. Nesse último caso, os dados incluem informações sobre os equipamentos, cronograma e contatos dos técnicos da Metso envolvidos com o processo, inclusive com foto, telefone e e-mail. Pelo aplicativo, por exemplo, o cliente pode ligar diretamente para o contato.

As informações sobre as intervenções em andamento são atualizadas instantaneamente pelos técnicos da Metso e incluem a descrição do equipamento onde acontece a manutenção, as datas de início e finalização, o escopo do serviço realizado, dados sobre o pedido de compra do cliente e as ordens de vendas e de serviços da Metso. A comparação do avanço planejado com o status real é feita automaticamente com o input dos dados pelo técnico. O aplicativo permite ainda anexar documentos, fotos e vídeos de cada equipamento em manutenção.

“O Metso Service Planning é extremamente amigável e foi desenvolvido por uma empresa especializada a partir dos requerimentos da área de Serviços da Metso com a intervenção de nosso departamento de Tecnologia da Informação”, explica  Minamizaki. Além de intuitivo, o aplicativo também foi testado quanto à segurança. Um dos exemplos é o acesso compartimentado a cada parada: mesmo se o usuário for da mesma empresa e participe de três serviços, ele terá o acesso individualizado para cada serviço.

Como o Metso Service Planning armazena dados de paradas já concluídas, o cliente pode usar as informações para aprimorar as futuras paradas ou programar uma manutenção diferenciada nos equipamentos. O aplicativo também facilita a comunicação entre o cliente e a área técnica, desburocratizando o processo e evitando ruídos sobre serviços prestados. “Já temos clientes usando a ferramenta, que é inédita na operação global da Metso, com resultados positivos”, diz Minamizaki.

Smart Glass
A realidade aumentada, um dos destaques da indústria 4.0, acaba de ser adicionada aos recursos dos consultores técnicos da Metso no Brasil. A multinacional finlandesa vai adotar os chamados óculos inteligentes, conhecidos internacionalmente como smart glass, para seus profissionais de campo. Os dispositivos parecem óculos comuns, mas possuem câmeras especiais – inclusive com visão noturna – e conectividade sem fio. Com eles, os técnicos podem acessar outros especialistas remotos, engenharia e informações técnicas, em tempo real, aumentando a eficiência dos serviços, reduzindo tempo de intervenção e os custos do processo. Comercialmente, a solução vai ser nomeada como Metso Remote Assistance.

“A tecnologia começará a ser utilizado até o começo de novembro pelos nossos especialistas e será uma revolução no atendimento técnico”  argumenta Paulo Gurgel, gerente nacional de assistência técnica. De acordo com ele, o recurso é disruptivo ao permitir que o consultor técnico tenha acesso ao suporte das equipes de engenharia da Metso, principalmente ao centro de inteligência da companhia e em tempo real. Como os óculos são equipados com câmeras, é possível enviar imagens dos equipamentos em manutenção e receber orientações também com suporte de imagens.

Câmeras permitem interatividade com realidade aumentada

Os smart glass permitem o compartilhamento de conhecimento em toda linha de equipamentos, processos e automação, áreas onde a Metso tem o reconhecimento mundial. “O suporte ao cliente passa a ser mais ágil, amplo e sem fronteiras”, resume Gurgel. Ele destaca que a ferramenta aproxima os especialistas a partir de uma conexão de dados segura e faz parte das tendências da indústria 4.0 ao lado de outros recursos que a Metso já adota, incluindo um aplicativo para acompanhamento de paradas programadas e não programadas já em uso no Brasil.

Além da maior agilidade no suporte técnico, o Metso Remote Assistance permite aumentar a eficiência no diagnóstico de falhas, otimizando custos dos reparos e os ganhos de  produtividade, uma vez que o reparo torna-se mais rápido, preciso e realizado com segurança. Isso pode ser conseguido, por exemplo, com uma espécie de ordem de serviço digital, pela qual o técnico recebe orientação específica do equipamento que está em manutenção por meio da conectividade em tempo real com o cento de inteligência da Metso, evitando erros e reduzindo o tempo de intervenção. Ele também pode consultar a disponibilidade de peças no inventário da empresa, ganhando agilidade.

Outra característica dos óculos inteligentes é conferir maior segurança aos técnicos. O Metso Remote Assistance pode ainda armazenar o layout das plantas, identificando áreas com equipamentos que oferecem mais riscos ou guiando os técnicos, com precisão, em áreas confinadas.

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