O governo de Minas Gerais aumentou em mais de 2.400% o uso de asfalto borracha em obras rodoviárias nos últimos cinco anos, de acordo com dados da empresa que fornece o material ao Departamento de Estradas de Rodagem do estado (DER-MG). O volume utilizado do material, considerado ecologicamente correto, saltou de 1.107 toneladas, em 2020, para 40.115 toneladas em 2024.
Ainda segundo as informações da fornecedora, o DER-MG é o órgão público que mais utiliza o asfalto borracha no Brasil, com um resultado acumulado de 80 mil toneladas no período citado. O uso desse mecanismo levou à retirada de 1,6 milhão de pneus do meio ambiente.
Onde o asfalto borracha é usado
O aumento da utilização do insumo em Minas foi alavancado pelo Caminhos para Avançar, programa de recuperação de rodovias com mais de 5,5 mil quilômetros de vias contempladas, combinando investimentos públicos e privados. Uma das rodovias que recebeu o asfalto borracha foi a MGC-496, que liga Corinto a Pirapora, no Norte do estado, e na MG-164, entre Bom Despacho e Martinho Campos, na região Central de Minas Gerais.
As obras de implantação e pavimentação também são contempladas com a utilização da técnica, como no trecho da LMG-739 que liga Congonhas do Norte, Ouro Fino e Conceição do Mato Dentro. Para 2025, o DER-MG prevê, inicialmente, recuperar mais de 400 quilômetros da malha estadual com o uso do asfalto borracha.
Asfalto ecológico
O asfalto borracha é um tipo de revestimento de pavimento que leva em sua composição cerca de 15% de pó de pneu moído. Este pó utilizado em sua fabricação é resultado da reciclagem de pneus descartáveis, fato que caracteriza o produto como sustentável.
Quando adicionado ao concreto asfáltico de petróleo (CAP) e aquecido em reatores específicos, gera uma mistura que dá origem ao produto final, de alto desempenho capaz de apresentar mais viscosidade, ponto de amolecimento e mais elasticidade do que o asfalto comum.
*Com informações da Seinfra-MG.