Novas casas do MCMV receberão energia solar

Da Redação 16.07.2015 – 

Custos com instalação dos painéis estão incluídos nos valores de aquisição dos imóveis e não devem influenciar nos gastos finais do beneficiário.

O Programa Minha Casa, Minha Vida vai beneficiar cerca de 896 mil pessoas pelo país com unidades habitacionais equipadas com Sistema de Aquecimento Solar. A instalação tem medida de eficiência energética, diminuindo em até 30% a conta de luz dos beneficiários, além de ser considerada mais sustentável ambientalmente.

Segundo o Ministério das Cidades, os custos estão incluídos nos valores máximos de aquisição dos imóveis e não acarretarão gastos adicionais às famílias. Uma pesquisa de satisfação realizada em 2014 pela Caixa e a Eletrobrás, em parceria com a Universidade UNA, 60% dos beneficiários do programa das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul perceberam economia na conta com a utilização de energia solar.

A instalação do sistema passou a ser obrigatória na segunda fase do programa nas unidades unifamiliares contratadas a partir de junho de 2012, nas modalidades Empresas e Entidades, destinadas a atender famílias com renda de até R$ 1,6 mil.

O governo federal ainda deve anunciar o início da terceira fase do Minha Casa, Minha Vida, cuja meta é contratar mais três milhões de unidades habitacionais em todo o Brasil.