Minhocão é feio, mas pode ser verde

Da Redação 03.09.2015 – 

Obra polêmica da capital paulista ganha seu primeiro painel verde no próximo dia 05 de setembro, com 302 m² de área e cerca de 30 espécies.

Jardim vertical no Condomínio Edifício Huds  (foto: divulgação).
Jardim vertical no Condomínio Edifício Huds (foto: divulgação).

A sustentabilidade, quem diria, chegou a um dos pontos mais icônicos de São Paulo, o famoso (ou famigerado) Minhocão, também conhecido como Elevado Costa e Silva. Um painel verde de 302 m² será inaugurado no Condomínio Edifício Huds, entre a rua Helvétia e a Avenida São João. Com cerca de 30 espécies de plantas, o jardim vertical foi viabilizado por meio de uma tecnologia “diferenciada e com alta performance no uso racional da água”, segundo a Regatec. A empresa é responsável pela técnica, que envolve vários setores de gotejamento no painel, distribuindo a quantidade de água de acordo com a altura do jardim vertical.

Outro destaque do painel verde é a microaspersão usada em duas atividades – lavagem das folhas e adubação. Na parte inferior do painel haverá uma calha que coleta a água usada, recirculando-a num sistema fechado, o que significa aproveitamento dos recursos hídricos usados no processo. O aspecto nerd do sistema é a presença de um controlador digital com capacidade de monitorar as vazões. Em caso de falha, o dispositivo emite alarmes, que poderão ser analisados por um agrônomo dedicado ao monitoramento do projeto. De acordo com a Regatec, se o projeto for adequadamente manutenido, poderá ultrapassar 20 anos de vida útil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *