Ministério da Infraestrutura poderá voltar com Temer no poder

Da redação – 19.04.2016 – 

José Serra vem sendo apontado como possível candidato ao cargo, caso o processo de impeachment avance no Senado, informa O Estado de S.Paulo. 

O Brasil poderá ter novamente um ministério completamente dedicado à infraestrutura, segundo o jornal O Estado de S.Paulo, em sua edição eletrônica de hoje. A notícia não é nova e já foi divulgada por outros veículos. A ideia de um ministério exclusivo seria a de concentrar esforços numa área que pode reduzir a crise atual. E aconteceria caso o processo de impeachment da presidente Dilma seja aceita pelo Senado e o vice Michel Temer assuma o executivo federal.

O senador José Serra vem sendo apontado como o provável ocupante da pasta, embora seu nome também faça parte da lista de potenciais ministros da saúde ou mesmo da economia.  Se vingar a proposta de uma pasta da infraestrutura, Temer reeditaria a estratégia do então presidente Fernando Collor de Mello há 26 anos.

Criado em abril de 1990, o ministério da infraestrutura unificou três grandes pastas: minas e energia, comunicações e transportes. Ozires Silva, o histórico presidente da Embraer, foi o primeiro ministro da pasta, seguido por outros dois menos conhecidos (Eduardo de Freitas Teixeira e João Eduardo Cerdeira de Santana). No caso de Collor de Mello, a pasta teve curta duração (dois anos).