Momento de oportunidades

Por Alcides Guimarães (Manga) – 02.06.2017 –

Dificuldades impostas pelo cenário econômico levam as empresas a um controle cada vez mais detalhado dos custos dos equipamentos, para sua maior rentabilidade e eficiência.

Alcides Guimarães (Manga)
Alcides Guimarães (Manga)

Como gerar oportunidades em momentos de crise? Profissionais experientes sabem que situações de crise oferecem uma ótima oportunidade para rever todos os processos, metodologias e operações adotados nas empresas. A cada mudança de cenário econômico, as companhias buscam o redirecionamento de suas ações para se fortalecer cada vez mais, adotando operações mais eficientes e produtivas, onde o fator humano tem total influência nesse processo.

Quando falamos de equipamento pesados da linha amarela, a situação exige análise de longo prazo, onde custos de manutenção, depreciação e disponibilidade não são suficientes para compor esse quadro. Dimensionar o equipamento olhando para seu histórico de aplicação e o melhor custo operacional são fatores decisivos para essa avaliação.

Vários fatores contribuem para essa analise, como por exemplo, o consumo de combustível que representa em média 30% do custo operacional e 120% do valor do equipamento novo (com até 10.000 horas trabalhadas). Outro ponto importante é o custo de manutenção, que representa em média 45% do custo operacional.

Esses dois itens são muito importantes e seu acompanhamento, somado ao de outros custos, contribui para a busca de uma melhor rentabilidade nesse cenário em que as empresas do setor enfrentam dificuldades na recuperação dos valores de serviços, como também para aplicações de produção. Focar nas  variáveis mais importantes, trazendo a valor presente os custos de longo prazo, é a melhor forma para analise de custos e para se tomar decisão quanto à aquisição do equipamento.

 

Alcides Guimarães, conhecido no mercado como Manga, é consultor de empresas e tem vasta experiência no segmento de equipamentos móveis de terraplanagem e movimentação de solos, com passagem em grandes distribuidoras desse setor. Ele escreve quinzenalmente sua coluna para veiculação no InfreROI.