MRV entrega prédios com carro elétrico compartilhado

Da Redação – 12.11.2018 –

Empreendimentos terão projeto piloto para sistema para energizar carro elétrico compartilhado 

O verbo compartilhar talvez seja um dos mais intensos quando entra em cena as novas tecnologias. É o caso da MRV Engenharia, construtora brasileira, que se juntou à multinacional francesa Renault no projeto onde seus prédios funcionam como uma fonte de energia para os veículos. Intitulada de MRV SIM (Sustentabilidade, Inovação e Mobilidade), a iniciativa seria pioneira na América Latina.

Com ela, a construtora instala placas fotovoltaicas para a geração de energia solar em condomínios do segmento econômico. E, com essa fonte, energiza-se o carro compartilhado. Em fase de estudo, o projeto usaria o modelo Renault Zoe como experimento. Seriam dois inicialmente: um para os moradores de um empreendimento com energia fotovoltaica da construtora em Belo Horizonte (MG) e outro em São Paulo (SP).

Os veículos serão utilizados de forma compartilhada pelos moradores como uma alternativa aos meios de transporte do dia-a-dia. A gestão do compartilhamento dos carros será feita por meio do aplicativo Renault Mobility, que a marca automotiva também testa pela primeira vez com o público externo no país.

Projeto será expandido para outras cidades onde a construtora tem projetos 

Em sua segunda etapa, o estudo será levado de forma itinerante por diversas cidades do Brasil ao longo de 2019. O Renault Zoe adquirido pela MRV irá rodar pelos principais empreendimentos da construtora que tenham a tecnologia de placas fotovoltaicas, promovendo que a recarga do carro seja realizada de forma sustentável.

O foco destas etapas é colher dados do público e da forma de uso para avaliar questões técnicas e comportamentais de uso, como a experiência dos consumidores com o carro compartilhado. “Obtendo bons resultados, o MRV SIM criará um ciclo sustentável para a mobilidade de nossos consumidores, ou seja, serão carros elétricos abastecidos com energia limpa e renovável, atendendo de forma compartilhada consumidores da classe econômica” explica Rafael Menin, co-presidente da MRV Engenharia.

Segundo ele, até 2022 todos os nossos lançamentos terão energia fotovoltaica disponíveis para os consumidores, o que impactará mais de 600 mil pessoas. Esse número equivale a população de cidades como: Aracaju, Contagem, Sorocaba e Caxias do Sul, entre diversas outras. É a MRV democratizando a energia limpa”, afirma o executivo.

Já a Renault é líder na venda de veículos 100% elétricos no Brasil, com mais de 50% de participação de mercado. Desde 2015, ela comercializa veículos elétricos a empresas com projetos de sustentabilidade. “Para nós, é um orgulho participar de mais uma iniciativa inovadora envolvendo um veículo de nossa gama zero emissão”, finaliza Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina.