MS avança na construção do Aquário do Pantanal

Redação – 09.12.2021 – 

Obra de referência turística entra em fase final de construção e em 12 frentes de trabalho

A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) lançou na última segunda-feira (01.02.21) o penúltimo certame para encerrar a etapa burocrática de processos licitatórios para conclusão das obras do Aquário do Pantanal. Agora será a vez de concluir as instalações elétricas do prédio. Assim, o Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira entra na fase final de licitações. A próxima e última concorrência será “Automação”, que deve ser publicada nos próximos dias.

Das 12 frentes de trabalho existentes no Aquário, 11 já foram licitadas e alguns serviços já foram até concluídos. Instalado no Parque das Nações Indígenas, principal cartão postal de Campo Grande, o Aquário terá ao menos 12 mil animais da ictiofauna pantaneira (peixes, invertebrados, répteis e mamíferos) que vão habitar os 32 tanques (24 internos e oito externos) da estrutura. Serão 5,4 milhões de litros de água e um sistema de suporte à vida com condições reais do habitat.

Segundo a equipe técnica responsável pelas licitações, as três últimas frentes (Elétrica, Civil e Automação), a princípio, seriam lançadas de forma conjunta, mas para garantir maior participação de empresas licitantes optou-se pelo desmembramento. Foi devido a essa mudança que o número das frentes de trabalho saltou de 10 para 12.

O prazo de entrega da obra continua sendo dezembro desse ano. Alguns prazos previstos nos editais vão além dessa data final, mas, segundo a equipe técnica, é uma medida que pretende apenas antever possíveis intercorrências que venham a atrapalhar a execução da obra.

Para que a imensa estrutura dessa obra pudesse ser retomada, foram estipulados prazos individuas para cada frente. Agora, com a utilização da plataforma BIM (Building Information Modeling), os técnicos realizaram um interfaceamento (integração) entre todas as frentes – considerando serviços específicos, em conjunto, – com o objetivo de minimizar os prazos contratuais e otimizar a execução dos trabalhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *