Mundo já tem mais de um milhão de carros elétricos em circulação

Da Redação (*) – 06.06.2016 –

A pesquisa indica que as vendas de carros elétricos cresceram 70% no ano passado, sendo que cerca de um terço desse total foi negociado em cinco países: Estados Unidos, China, Holanda e Noruega.

“Os carros elétricos estão 10 anos atrás das energias eólica e solar em termos de desenvolvimento implantação e tecnologia. Ainda assim, a tecnologia está ganhando impulso, pois está conquistando cada vez mais os consumidores”, avalia Laszlo Varro, economista-chefe da Agência Internacional de Energia (AIE), em entrevista ao site de notícias Carbon Brief, do Reino Unido.

Segundo a AIE, as vendas de carros elétricos cresceram 70% em relação a 2014, com um terço deles sendo comprado por consumidores dos Estados Unidos, China, Holanda e Noruega.  Os dados fazem parte da nova edição do relatório anual Energy Technology Perspectives, lançado pela AIE. O documento, responsável por trazer o progresso das tecnologias de energia, mostra que o número de carros elétricos nas estradas ultrapassou a marca de um milhão.

Ainda segundo a AIE, os veículos elétricos podem ser o gatilho para limitar o aumento do aquecimento global em 2°C até 2050. Mesmo assim, a Agência reforça que a limitação do aquecimento só será atingida com o avanço de novas tecnologias renováveis, nuclear, a carvão e a gás.

Além dos carros elétricos, a pesquisa feita pela Agência comporta outros tipos de tecnologia de energia, como as renováveis, a nuclear, a de carvão e a CCS (do inglês CO2 capture and storage) – que permite a captura do gás carbônico gerado pela indústria e o seu armazenamento no subterrâneo. Das 19 opções analisadas pela AIE em 2015, nenhuma tinha potencial de auxiliar o planeta a atingir a meta dos 2°C. Nessa nova edição do relatório, os veículos elétricos são os únicos apontados como alternativa promissora até o momento.

* Com informações do Carbon Brief.