Nextel lança serviço 4G em São Paulo

Da Redação – 30.01.2017 –

Meta da operadora é que a maioria dos clientes da região migre para a nova rede, repetindo o sucesso alcançado no Rio, onde detém 20% de market share em serviços 4G.

Um ano após arrematar o direito de operar a faixa 4G em São Paulo, em leilão promovido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a Nextel colocou em serviço essa rede na capital paulista e demais cidades da região metropolitana. O cronograma da empesa está dividido em duas etapas de implantação e prevê um total de 917 sites para a cobertura de 88% da área da Grande São Paulo.

Nessa primeira etapa, além de privilegiar a cobertura outdoor, a operadora concentrou esforços em garantir a transmissão dos sinais em locais com grande concentração de potenciais clientes, tais como shoppings, estádios de futebol e aeroportos. “Com isso, nossa rede está preparada para receber as próximas gerações de aparelhos celulares que serão comercializados no Brasil e proporcionarão maior velocidade de navegação aos usuários”, afirma Jorge Braga, COO da Nextel.

As antenas utilizadas pela Nextel possuem o sistema MIMO 4×4, que, através de retransmissão, proporciona uma velocidade de download de 226 Mbps e, no upload, de 56 Mbps, em aparelhos compatíveis com a tecnologia. Segundo a operadora, a frequência empregada, de 1,8 GHz, tem a vantagem de permitir um alcance maior de sinal por torre em comparação com a frequência de 2,5 GHz, utilizada concorrência.

Essa característica permite a instalação de menos antenas para a transmissão do sinal, gerando um menor custo operacional e maior penetração para atendimento indoor. Jorge Braga diz que os cerca de 425 mil clientes da Nextel que estão na região de lançamento do serviço e possuem aparelhos compatíveis poderão acessar a rede 4G de imediato.

“Ao implantar a rede de melhor qualidade do mercado, segundo as medições da Anatel, esperamos obter no mínimo os mesmos resultados que temos conseguido no Rio de Janeiro”, diz Braga. Na capital carioca, cerca de 90% dos clientes da operadora migraram para a rede 4G, tornando-a a terceira maior a operar com a tecnologia e detendo quase 20% de market share desse mercado na cidade.