Nossa Senhora Aparecida mobiliza três guindastes da Liebherr

Da redação – 16.05.2016 – 

Dois equipamentos foram usados para instalar a estrutura metálica do campanário da igreja localizada no interior de São Paulo e o terceiro ajudou na montagem da dupla.

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é um peso pesado da fé brasileira e recebe milhões de fiéis a cada ano. Também é o segundo maior templo católico do mundo, o que justifica o recém-instalado campanário, fabricado em estrutura metálica e pesando 97 toneladas. Com 36 metros de altura, a construção vai abrigar 13 sinos.

Em função desses números, a Guindastes Tatuapé, empresa especializada na locação de equipamentos de grande porte, foi contratada para movimentar a estrutura, operando dois guindastes da marca alemã Liebherr na empreitada: o modelo LTM 1750, de 750 toneladas, e o LTM 1500, de 500 toneladas.

Instalação do campanário
Instalação do campanário em Aparecida do Norte (SP)

Detalhe: dois dias antes de eles entrarem em ação, a Tatuapé executou a montagem da dupla, adotando para isso um terceiro equipamento, um guindaste. Segundo a Liebherr, a escolha dos equipamentos aconteceu pela mobilidade e facilidade de acesso ao local da instalação, assim como pelo comprimento das lanças.

Para ser erguida, a estrutura metálica foi inicialmente posicionada horizontalmente e um dos lados da base foi fixado por duas rótulas de articulação para o içamento. Dois outros pontos de ancoragem foram feitos, um na ponta da estrutura, por onde esta foi erguida com o guindaste LTM 1500, e no outro lado da base, que foi sustentado pelo LTM 1750. Já o processe de instalação levou duas horas para ser concluído.

O campanário abrigará os 13 sinos da Basílica. Cada um dos sinos é dedicado a um dos 12 apóstolos – e também homenageia cardeais, arcebispos e bispos ligados ao encontro da Imagem, e o 13º sino, maior que os demais, é dedicado à Virgem de Aparecida e a São José. Os sinos comemoram o aniversário de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.