Nova geração de trem bala alemã estreia em 2017

Da redação com informações do DW – 27.09.2016 –

A Deutsche Bahn, companhia ferroviária da Alemanha, apresentou, na semana passada, o ICE 4, o mais novo trem da de alta velocidade da série InterCity Express. O veículo começa a circular no final de 2017.

Trem rápido, trem de grade velocidade, trem bala. Não importa o nome, mas importa muito a velocidade e a tecnologia. No caso da Alemanha, a nova geração de transporte ferroviário estreia em dezembro do ano que vem, o ICE 4. O veículo foi apresentado por Rüdiger Grube, presidente da companhia ferroviária alemã Deutsche Bahn. A estreia – do novo modelo – aconteceu em Berlim e marcou mais uma etapa da marca ICE, sigla para InterCity Express, a divisão de trens rápidos da empresa.

ICE 4, à direita, substitui a terceira geração (à esquerda).
ICE 4, à direita, substitui a terceira geração (à esquerda) e entra em funcionamento em 2017.

Segundo a agência DW, a ICE é responsável por apenas 8% a 10% do faturamento da Deutsche Bahn, mas está fortemente associada à companhia. O ICE 4 é a quarta geração de trens rápidos e passará por testes ainda esse ano. Com 346 metros de extensão, o veículo pode carregar até 830 passageiros. O total poderia chegar a 1 mil pessoas, mas a empresa preferiu optar pelo conforto, inclusive dos cadeirantes.

Clube dos trens voadores vai da França à China

O trem de 12 módulos é relativamente leve. E o consumo de energia por assento é até 22% menor que o de um ICE da primeira geração. A velocidade máxima é de 250 quilômetros por hora, 50 km/h a menos que o modelo anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *