Nova pavimentadora da Caterpillar reduz em 5% o consumo de combustível

Nova AP1055F, importada pela Sotreq, substitui modelo anterior, tem rotação menor por meio do recurso Eco Mode

A Sotreq, revendedora da marca Caterpillar no Brasil, vai importar dos Estados Unidos o novo modelo de pavimentadora de asfalto, o AP1055F. O equipamento substitui o anterior (AP1055E), com a vantagem de reduzir em 5% o consumo de combustível, em função do novo recurso Eco Mode. Nesse modo de operação, a rotação do motor é reduzida de 2,2 mil rpm para 1,65 mil rpm, gerando a economia.

Entre os diferenciais da máquina estão ainda a mesa SE60 VT XW, com aquecimento elétrico: em dez minutos, a nova máquina é capaz de atuar com diferentes faixas de temperatura. A mesa possui também termostatos e painel digital com informações sobre o aquecimento. Caso aconteça uma falha no sensor de temperatura em alguma das zonas de aquecimento, o próprio sistema da máquina lê o sinal da zona oposta e consegue continuar a operação.

A pavimentadora possui motor Cat C7.1 Acert, com 249 hp de potência e duas estações de operação independentes, com painéis de controle modernizados que indicam os cálculos de produção. O equipamento trabalha com larguras de pavimentação de até 10 metros no modelo opcional. De acordo com a Sotreq, o lançamento da máquina acontece para explorar os investimentos do Governo Federal no setor de pavimentação, impulsionado pelo pacote de concessões logísticas. Lançado no final do primeiro semestre desse ano, o pacote prevê gastos de R$ 198 milhões. Para a revendedora, a iniciativa deve aquecer o mercado, justificando a necessidade de novas tecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *