Nova tecnologia promete análise de desempenho mais eficiente e econômica em motores elétricos

Da Redação – 09.05.2016 –

A Fluke acaba de lançar o analisador de motor e qualidade de energia 438-II, que promete ser um avanço na manutenção de motores elétricos. A tecnologia analisa os desempenhos elétrico e mecânico de motores elétricos em operação e promete ser menos custosa e mais eficiente ao dispensar o uso de tecnologias de medição de cargas mecânicas por sensores.

Utilizando algoritmos patenteados, o 438-II mede a corrente trifásica e as formas de onda da tensão, além de fazer a comparação com especificações nominais para calcular o desempenho mecânico do motor. Segundo a Fluke, a análise é apresentada em leituras simples, facilitando a indicação do desempenho operacional e determinando a necessidade de ajustes antes que as falhas causem um desligamento operacional.

O analisador também fornece medições para determinar a eficiência do motor (por exemplo, a conversão de energia elétrica em torque mecânico) e a potência mecânica em condições de carga operacional. Essas medições permitem que engenheiros de manutenção determinem a potência de operação em serviço dos motores em comparação com sua potência nominal, definindo se o motor está operando em condição de sobrecarga ou, de maneira inversa, se está superdimensionado para a aplicação, o que pode significar desperdício de energia e aumento do custo operacional.