Nova York usa Internet das Coisas para transporte público

Da redação – 24.05.2016 – 

Plataforma da sueca Faltcom permite comunicação entre ônibus e painel instalado nas paradas da cidade. Dados indicam posicionamentos dos veículos e tempo de espera nos pontos. 

O Departamento de Transporte de Nova York (NYC DOT) está adotando um programa para melhorar a disseminação de informações de tráfego na cidade. A iniciativa, de acordo com o portal M2M Magazine, envolve a tecnologia da sueca Fältcom e usa as paradas de ônibus como ponto de contato com a população da metrópole americana.

Para ativar a rede de informações, o NYC DOT instalou sinalizadores energizados com painéis solares, que adotam a plataforma MIIPS, desenvolvida pela Fältcom. O processo é simples: o equipamento da empresa europeia recebe informações – via internet – dos servidores embutidos nos ônibus e conectados a dispositivos de GPS. Com isso, quem está nas paradas sabe exatamente quando cada veículo vai chegar no local.

Segundo a Fältcom, a plataforma MIIPS é formada por quatro partes que podem conectar-se a veículos, construções ou a um sistema, entre outras coisas. Com uso de aplicativos, a plataforma pode processar várias funcionalidades, incluindo a vigilância com câmeras de segurança. Como se trata de um sistema aberto, os apps podem ser criados tanto pela empresa europeia como pelos clientes ou terceiros.